O tempo histórico no Ensino Fundamental
Sabrina Flores de Melo
Lendo
os textos percebemos a importância de trabalhar com a história com os alunos.
Desde
pequenos, sem freqüentar a escola, em casa mesmo, as crianças já convivem com a
história, e participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, seja nos
Dvds e livrinhos infantis que contam a história em forma de brincadeiras e
musicas, mas sempre contando a realidade da história, seus verdadeiros
personagens que fizeram história na vida, mostrando também noção de tempo,
espaço, dando a possibilidade da criança em si, raciocinar e desenvolver a
coordenação motora, e de adquirirem conhecimentos sobre a vida social no seu
entorno.
Na
escola não pode ser diferente, a criança já convivendo com essas realidades de
história em livros, dvds, desenhos etc. O professor precisa trabalhar a
realidade dessas historias não deixando que fique apenas registrado na cabeça
das crianças o que eles já trazem de casa, e o professor apenas transmitindo o
que está em cartilhas e planos de aula.
Na
escola, os alunos encontram possibilidades de ampliar as experiências que
trazem de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de
contato com uma diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar
historias individuais e coletivas e compor um repertorio de conhecimentos.
É
extremamente importante, nesse sentido, estudar o real e não o imaginário, o
idealizado. O meio em que o aluno vive é rico em possibilidade de exploração,
de desenvolvimento de atividades, por isso deve-se sempre ter o real, o que de
fato existe, como ponto de partida do estudo, e não situações supostamente
existentes.
O
imaginário poderá ser mais atraente de trabalhar, mas existe outro lado também,
temos de deixar muito claro que a existe uma realidade histórica.
O
professor precisa ter clareza dos objetivos que pretende alcançar com seus
alunos nessa determinada serie e a partir daí considerar as situações de
aprendizagem que é a própria vida.
O
conteúdo, que é a própria vida, vem sendo construído desde a própria casa, na
família, nas brincadeiras de rua. Para a escola, cabe organizar esse
conhecimento, através da formalização das informações que o aluno possui.
Diante
disso tudo, precisamos fazer um esforço para desenvolver a critica em relação
ao espaço que estamos estudando, de compreendê-lo no conjunto de todas as suas
contradições, e que essas não são apenas disfunções ou distorções, mas que são
também partes da realidade em que vivemos. E desvendar essa realidade em toda a
sua complexidade é necessário para ensinar o aluno a analisar e compreender o
seu mundo, o seu espaço, a sua historia, enfim, o sentido da própria vida.
Nesse
caminho estaremos lançando as bases de uma verdadeira aprendizagem da historia,
onde o importante é o amadurecimento e a incorporação dos conceitos, na
construção do seu conhecimento. Um conhecimento que é básico para seguir
adiante. E que esses conceitos trabalhados permitam ao aluno a construção e a
compreensão da identidade e de seu pertencimento ao mundo como sujeito social e
como cidadão.
Gostei do texto. Bem sintético.
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