sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O Tempo Histórico no Ensino Fundamental

O tempo histórico no Ensino Fundamental

Sabrina Flores de Melo



            Lendo os textos percebemos a importância de trabalhar com a história com os alunos.
            Desde pequenos, sem freqüentar a escola, em casa mesmo, as crianças já convivem com a história, e participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, seja nos Dvds e livrinhos infantis que contam a história em forma de brincadeiras e musicas, mas sempre contando a realidade da história, seus verdadeiros personagens que fizeram história na vida, mostrando também noção de tempo, espaço, dando a possibilidade da criança em si, raciocinar e desenvolver a coordenação motora, e de adquirirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno.
            Na escola não pode ser diferente, a criança já convivendo com essas realidades de história em livros, dvds, desenhos etc. O professor precisa trabalhar a realidade dessas historias não deixando que fique apenas registrado na cabeça das crianças o que eles já trazem de casa, e o professor apenas transmitindo o que está em cartilhas e planos de aula.
            Na escola, os alunos encontram possibilidades de ampliar as experiências que trazem de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar historias individuais e coletivas e compor um repertorio de conhecimentos.
            É extremamente importante, nesse sentido, estudar o real e não o imaginário, o idealizado. O meio em que o aluno vive é rico em possibilidade de exploração, de desenvolvimento de atividades, por isso deve-se sempre ter o real, o que de fato existe, como ponto de partida do estudo, e não situações supostamente existentes.
            O imaginário poderá ser mais atraente de trabalhar, mas existe outro lado também, temos de deixar muito claro que a existe uma realidade histórica.
            O professor precisa ter clareza dos objetivos que pretende alcançar com seus alunos nessa determinada serie e a partir daí considerar as situações de aprendizagem que é a própria vida.
            O conteúdo, que é a própria vida, vem sendo construído desde a própria casa, na família, nas brincadeiras de rua. Para a escola, cabe organizar esse conhecimento, através da formalização das informações que o aluno possui.
            Diante disso tudo, precisamos fazer um esforço para desenvolver a critica em relação ao espaço que estamos estudando, de compreendê-lo no conjunto de todas as suas contradições, e que essas não são apenas disfunções ou distorções, mas que são também partes da realidade em que vivemos. E desvendar essa realidade em toda a sua complexidade é necessário para ensinar o aluno a analisar e compreender o seu mundo, o seu espaço, a sua historia, enfim, o sentido da própria vida.
            Nesse caminho estaremos lançando as bases de uma verdadeira aprendizagem da historia, onde o importante é o amadurecimento e a incorporação dos conceitos, na construção do seu conhecimento. Um conhecimento que é básico para seguir adiante. E que esses conceitos trabalhados permitam ao aluno a construção e a compreensão da identidade e de seu pertencimento ao mundo como sujeito social e como cidadão.







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