terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ações necessárias à aprendizagem dos alunos

Ações necessárias à aprendizagem dos alunos
 Solaine Liscano Abi
Quando falamos em aprendizagem, logo pensamos em alunos e no ato de ensinar.
A aprendizagem para mim vai além do ato de ensinar, pois para mim o professor não deve apenas ensinar o aluno, mas fazer ou achar meios que o aluno aprenda o conteúdo absorvendo e não simplesmente memorizando ele.
Sabemos que o planejamento é importante, é através dele que o professor irá escolher os conteúdos que serão ministrados aos alunos e irá traçar metas ou objetivos para que seus alunos aprendam o determinado conteúdo.
Diante do planejamento e das metas traçadas, logo o professor espera que aconteça a aprendizagem dos alunos.
Porém devemos ressaltar que na sala de aula existem crianças com ritmos de aprendizagem diferentes e realidades diferentes, são pontos que devem ser considerados no planejamento para que aconteça uma boa aprendizagem.
E quando falamos em ritmo, devemos observar nossos alunos continuamente e é importante trabalhar noções de tempo, espaço e raciocínio, pois ajuda nesta parte na aprendizagem.
Da mesma forma quando falamos na realidade de nossos alunos, é importante que conheçamos a realidade deles para que possamos ministrar conteúdos de acordo com ela, pois isso facilita para a aprendizagem.
Nesta parte da realidade, podemos trabalhar com pesquisas sobre bairro, sobre a família e não só com pesquisas, mas com trabalhos em grupos e individuais, podemos então que a partir destes pontos estamos trabalhando a ação dos processos individuais de nossos alunos.
Por fim quando planejamos um conteúdo sempre vamos esperar resultados, ou seja, queremos que ao término do conteúdo que os nossos alunos tenham aprendido ou compreendido o que ensinamos.
Quase sempre os professores fazem uma avaliação com provas ou trabalhos para ver se os alunos aprenderam os conteúdos, mas sou da opinião de que a avaliação deve ser contínua.
Devemos avaliar nossos alunos todos os dias e em vários quesitos como oralidade, assiduidade, responsabilidade respeito.
O professor deve acompanhar e registrar a aprendizagem dos seus alunos continuamente, anotar informações importantes sobre o que aconteceu com determinado aluno durante o dia, as dificuldades de cada aluno, para que depois possa aprimorar os conteúdos de acordo com essas brechas pra que aconteça a aprendizagem.
Desta forma então sabemos que quando planejamos esperamos resultados, e se queremos que nossos alunos aprendam devemos nos superar, pesquisar, revisar e até estudar o que vamos ministrar para eles, só assim vamos conseguir uma aprendizagem de qualidade.


Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário