Ações necessárias à
aprendizagem dos alunos
Solaine Liscano Abi
Quando
falamos em aprendizagem, logo pensamos em alunos e no ato de ensinar.
A
aprendizagem para mim vai além do ato de ensinar, pois para mim o professor não
deve apenas ensinar o aluno, mas fazer ou achar meios que o aluno aprenda o
conteúdo absorvendo e não simplesmente memorizando ele.
Sabemos
que o planejamento é importante, é através dele que o professor irá escolher os
conteúdos que serão ministrados aos alunos e irá traçar metas ou objetivos para
que seus alunos aprendam o determinado conteúdo.
Diante
do planejamento e das metas traçadas, logo o professor espera que aconteça a
aprendizagem dos alunos.
Porém
devemos ressaltar que na sala de aula existem crianças com ritmos de aprendizagem
diferentes e realidades diferentes, são pontos que devem ser considerados no
planejamento para que aconteça uma boa aprendizagem.
E
quando falamos em ritmo, devemos observar nossos alunos continuamente e é
importante trabalhar noções de tempo, espaço e raciocínio, pois ajuda nesta
parte na aprendizagem.
Da
mesma forma quando falamos na realidade de nossos alunos, é importante que
conheçamos a realidade deles para que possamos ministrar conteúdos de acordo
com ela, pois isso facilita para a aprendizagem.
Nesta
parte da realidade, podemos trabalhar com pesquisas sobre bairro, sobre a
família e não só com pesquisas, mas com trabalhos em grupos e individuais,
podemos então que a partir destes pontos estamos trabalhando a ação dos
processos individuais de nossos alunos.
Por
fim quando planejamos um conteúdo sempre vamos esperar resultados, ou seja,
queremos que ao término do conteúdo que os nossos alunos tenham aprendido ou
compreendido o que ensinamos.
Quase
sempre os professores fazem uma avaliação com provas ou trabalhos para ver se
os alunos aprenderam os conteúdos, mas sou da opinião de que a avaliação deve
ser contínua.
Devemos
avaliar nossos alunos todos os dias e em vários quesitos como oralidade,
assiduidade, responsabilidade respeito.
O
professor deve acompanhar e registrar a aprendizagem dos seus alunos
continuamente, anotar informações importantes sobre o que aconteceu com
determinado aluno durante o dia, as dificuldades de cada aluno, para que depois
possa aprimorar os conteúdos de acordo com essas brechas pra que aconteça a
aprendizagem.
Desta
forma então sabemos que quando planejamos esperamos resultados, e se queremos
que nossos alunos aprendam devemos nos superar, pesquisar, revisar e até
estudar o que vamos ministrar para eles, só assim vamos conseguir uma
aprendizagem de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário