UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL-PÓLO ITAQUI
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
CENTRO
DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO
DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
O
PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM
TUTORA
À DISTÂNCIA: DEBORA PINHEIRO
TUTORAS
PRESENCIAIS: BRUNARI MEICHTRY
JULIANDRA
SANCHOTENE
Milkes
Patta
Itaqui,2014
A
questão da avaliação para muitos professores não reflete na realidade o nível
de aprendizagem do aluno, pois este em muitos casos tem a avaliação como um
castigo e assim na hora da realização de uma avaliação ficam sem ação talvez
por não estarem muitas vezes preparados para tal observação de seu dia-dia na
escolar.
A
avaliação penso ser uma forma de saber como está sendo desenvolvida a sua prática
docente, onde o professor deve melhorar enquanto mediador de conhecimentos
perante sua turma, uma forma de melhorar a sua prática trabalhar de acordo com
as necessidades detectadas durante a sua avaliação seja ela da forma que for
através de provas, trabalhos ou simplesmente oral.
Cada
professor tem sua maneira de avaliar o seu aluno e seu próprio trabalho mas o
que deve ser levado em conta mesmo deve ser o conhecimento produzido pelo aluno
durante a aula, sempre parar para ouvir o que o aluno tem de dúvida para que a
sua avaliação seja de valia realmente.
A
avaliação tem relação conjunta com a aprendizagem pois é através de uma
avaliação realizada pelo mediador que se detecta se a turma ou o aluno está
conseguindo acompanhar a disciplina ou os conteúdos desenvolvidos em sala de
aula, a avaliação não deve ser encarada como a vilã em um processo de ensino
aprendizagem e sim aliada para a medição do conhecimento.
Formas
diferentes de avaliação e momentos interferem na aprendizagem pelo motivo de
que os alunos encaram a avaliação como um castigo e é dessa forma que muitos
professores tratam infelizmente a avaliação como forma de punição, como por
exemplo se a turma é um tanto quanto indisciplinada o professor vai lá e diz “
se vocês não se comportarem eu vou aplicar uma prova para ver se vocês
aprenderam”, existem momento certos para que tal forma de verificação do processo
está sendo conduzida como se deve deve-se sempre haver uma forma de avaliação
para que sempre o professor possa estar acompanhando o desenvolvimento de cada
aluno.
A
minha compreensão é de que a autora diz
que o ato de avaliar dever se opor ao fato de punir, classificar ou
sentenciar a avaliação deve servir como um meio de entendimento da situação em
que se encontra cada aluno, qual nível de aprendizagem este obteve durante um
determinado tempo de aulas.
A
avaliação deve ser pensada como forma apenas de acompanhamento do processo
ensino aprendizagem e não como já foi elencado em parágrafos anteriores como
forma de punição, devemos estar em contato sempre com o grande grupo para
buscarmos soluções para efetivar uma forma justa de avaliação que não seja
desprezível para nenhum dos envolvidos nos processos.
Forma
que a avaliação não seja considerada desprezível e nem flexível de mais sempre
devendo levar em conta a carga de conhecimento que cada aluno possui e traz de
fora da escola, sempre procurando ouvir antes de tomar qualquer atitude à respeito da aprendizagem do aluno que está
sob minha responsabilidade.
Existem
muitas formas de avaliar um aluno não quer dizer que ele deva ser avaliado
somente com sabatina, questões e mais questões a serem respondidas sob pena de
reprovação ou algo do gênero, sempre temos que ter em mente que todos tem seu
ritmo de aprendizagem e este devem ser respeitados.
Para
este estagiário a avaliação tem relação estreita com a aprendizagem, pois é o
termômetro para que possamos medir o quanto o nosso aluno conseguiu acompanhar
o ritmo da turma, sempre lembrando que o resultado não deve ser rotulado com
simples número devemos levar em conta a experiência de vida que o aluno traz.
As
avaliações a serem feitas durante o estágio serão provas, o caderno (se o
conteúdo está todo copiado e as tarefas realizadas), um método da titular que
deverei seguir à pedido desta é a observação do comportamento em sala de aula,
a socialização, a convivência entre os colegas.
Quanto
a questão se a escola trabalha com notas, não a partir do ano que passou foi
adotado o sistema de pareceres descritivos.
Já
questão de como lidar com a nota como já foi colocado em parágrafos anteriores
a nota não deve ser a única forma de avaliar, um número frio postado em uma
folha de papel não revela muita coisa por vezes só com aquela nota de uma prova não podemos
identificar se aquele aluno realmente aprendeu, muitas vezes o aluno não
consegue transpor para o papel aquilo que foi passado pelo professor durante a
aula ou ao trimestre.
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