quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-PÓLO ITAQUI
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA





O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM




TUTORA À DISTÂNCIA: DEBORA PINHEIRO
TUTORAS PRESENCIAIS: BRUNARI MEICHTRY
JULIANDRA SANCHOTENE







Milkes Patta
Itaqui,2014
A questão da avaliação para muitos professores não reflete na realidade o nível de aprendizagem do aluno, pois este em muitos casos tem a avaliação como um castigo e assim na hora da realização de uma avaliação ficam sem ação talvez por não estarem muitas vezes preparados para tal observação de seu dia-dia na escolar.
A avaliação penso ser uma forma de saber como está sendo desenvolvida a sua prática docente, onde o professor deve melhorar enquanto mediador de conhecimentos perante sua turma, uma forma de melhorar a sua prática trabalhar de acordo com as necessidades detectadas durante a sua avaliação seja ela da forma que for através de provas, trabalhos ou simplesmente oral.
Cada professor tem sua maneira de avaliar o seu aluno e seu próprio trabalho mas o que deve ser levado em conta mesmo deve ser o conhecimento produzido pelo aluno durante a aula, sempre parar para ouvir o que o aluno tem de dúvida para que a sua avaliação seja de valia realmente.
A avaliação tem relação conjunta com a aprendizagem pois é através de uma avaliação realizada pelo mediador que se detecta se a turma ou o aluno está conseguindo acompanhar a disciplina ou os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a avaliação não deve ser encarada como a vilã em um processo de ensino aprendizagem e sim aliada para a medição do conhecimento.
Formas diferentes de avaliação e momentos interferem na aprendizagem pelo motivo de que os alunos encaram a avaliação como um castigo e é dessa forma que muitos professores tratam infelizmente a avaliação como forma de punição, como por exemplo se a turma é um tanto quanto indisciplinada o professor vai lá e diz “ se vocês não se comportarem eu vou aplicar uma prova para ver se vocês aprenderam”, existem momento certos para que tal forma de verificação do processo está sendo conduzida como se deve deve-se sempre haver uma forma de avaliação para que sempre o professor possa estar acompanhando o desenvolvimento de cada aluno.
A minha compreensão é de que a autora diz  que o ato de avaliar dever se opor ao fato de punir, classificar ou sentenciar a avaliação deve servir como um meio de entendimento da situação em que se encontra cada aluno, qual nível de aprendizagem este obteve durante um determinado tempo de aulas.
A avaliação deve ser pensada como forma apenas de acompanhamento do processo ensino aprendizagem e não como já foi elencado em parágrafos anteriores como forma de punição, devemos estar em contato sempre com o grande grupo para buscarmos soluções para efetivar uma forma justa de avaliação que não seja desprezível para nenhum dos envolvidos nos processos.
Forma que a avaliação não seja considerada desprezível e nem flexível de mais sempre devendo levar em conta a carga de conhecimento que cada aluno possui e traz de fora da escola, sempre procurando ouvir antes de tomar qualquer atitude à  respeito da aprendizagem do aluno que está sob minha responsabilidade.
Existem muitas formas de avaliar um aluno não quer dizer que ele deva ser avaliado somente com sabatina, questões e mais questões a serem respondidas sob pena de reprovação ou algo do gênero, sempre temos que ter em mente que todos tem seu ritmo de aprendizagem e este devem ser respeitados. 


Para este estagiário a avaliação tem relação estreita com a aprendizagem, pois é o termômetro para que possamos medir o quanto o nosso aluno conseguiu acompanhar o ritmo da turma, sempre lembrando que o resultado não deve ser rotulado com simples número devemos levar em conta a experiência de vida que o aluno traz.
As avaliações a serem feitas durante o estágio serão provas, o caderno (se o conteúdo está todo copiado e as tarefas realizadas), um método da titular que deverei seguir à pedido desta é a observação do comportamento em sala de aula, a socialização, a convivência entre os colegas.
Quanto a questão se a escola trabalha com notas, não a partir do ano que passou foi adotado o sistema de pareceres descritivos.
Já questão de como lidar com a nota como já foi colocado em parágrafos anteriores a nota não deve ser a única forma de avaliar, um número frio postado em uma folha de papel não revela muita coisa por vezes só com  aquela nota de uma prova não podemos identificar se aquele aluno realmente aprendeu, muitas vezes o aluno não consegue transpor para o papel aquilo que foi passado pelo professor durante a aula ou ao trimestre.  


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