UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL – POLO ITAQUI
MINISTERIO
DA EDUCAÇÃO
CENTRO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
AÇÕES
DOCENTES NECESSÁRIAS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
TUTORA
À DISTÂNCIA: DEBORA PINHEIRO
TUTORAS
PRESENCIAIS: JULIANDRA SANCHOTENE
BRUNARI
MEICHTRY
Milkes
Patta
ITAQUI-
2014
Para
que nossos futuros alunos consigam
realmente construir o conhecimento devemos estar preparados para assumir a
responsabilidade por estes enquanto estiverem em nossa sala de aula, para que
isso venha acontecer devemos realizar algumas ações que tornaram a caminhada
mais fácil para que possamos chegar ao nosso objetivo.
Para
que tal objetivo seja alcançado se faz necessário que tenhamos um planejamento
que seja um norte para nossas ações, planejamento este que como já vimos em
nossas postagens devem ser flexíveis, devendo adaptar-se as situações que por
ventura venham ocorrer durante o tempo que tivermos com os alunos sob nossa
responsabilidade.
Devemos
antes de tudo fazer a pesquisa da vida do aluno, ou seja saber como vive, com
quem e quantas pessoas vivem com este aluno, seus amigos quem são em fim
assegurar-se que a qualquer acontecimento fora da escola não venha atrapalhar
sua vida acadêmica, outras pesquisas que são deveras importante são as que dizem
respeito ao conteúdo que será desenvolvido, para que tenhamos total domínio
sobre este para que possa transmiti-lo com a certeza de que o que está sendo
desenvolvido é verdadeiro.
O
futuro professor deve ser um mediador tanto acadêmico como também de conflitos
que venham surgir durante a nossa caminhada no magistério, os processos
individuais de ensino aprendizagem devem
ter atenção especial pois estes são os
focos principais de nosso ofício, existem também aqueles processos que por
vezes vêm atrapalhar o desenvolvimento e a instrução, saber controlar os
diversos tipos de conflitos que em todo lugar podem existir.
Sempre
que os problemas surgirem o professor deve estar preparado para poder
resolvê-lo, mesmo quando estes sejam
difíceis, problemas estes que dizem respeito a aprendizagem dos alunos, sempre
que houver necessidade o professor fará uma pesquisa e terá a resposta para
qualquer questionamento sobre o andamento do processo aplicado para tal aluno.
O
profissional não deve omitir-se e assim dar o encaminhamento de propostas que
venham fortalecer a atividade educacional e sobre tudo venham facilitar os
processos de ensino aprendizagem, as idéias não devem ficar escondidas e sim
expostas para que toda a comunidade possa ter acesso a boas idéias.
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