UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO
BRASIL - UAB
CENTRO DE LICENCIATURA
DE PEDAGOGIA A DISTANCIA
POLO DE ITAQUI-RS
A ESCOLA COMO ESPAÇO DO
APRENDER
SABRINA FLORES DE MELO
A ESCOLA COMO ESPAÇO DO
APRENDER
A minha escola parceira é
a Escola de Instituto Estadual de Ensino Osvaldo Cruz. Vai do 1º Ano do Ensino
Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.
A escola como mediadora
entre a família e a sociedade proporciona uma educação nova, desafiadora, uma
educação pelo trabalho; que estimula a colaboração; que valoriza a ajuda mútua;
que desenvolve o espírito critico e a criatividade; que fundamenta na unidade
entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual;
uma educação política interessada no povo e que leva as pessoas a pensar e agir
com responsabilidade e respeito.
Tem por finalidade educar
pessoas resgatando valores morais e culturais direcionados para o bem comum,
buscando a participação ativa na construção da sociedade e da história.
A escola garante a todos,
o acesso ao conhecimento, ao ensino de qualidade, num processo permanente de
construção e reconstrução do saber interdisciplinar e multicultural, visando o
pleno desenvolvimento humano.
Como escola pública, é
gratuita e pluralista proporciona práticas coletivas de discussão, garantindo a
participação da comunidade escolar e visando a construção do desenvolvimento
para todos.
O Ensino Fundamental e o
Ensino Médio têm como objetivo a formação básica do aluno, proporcionando
condições para que o mesmo torne-se sujeito agente no processo pedagógico
desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, habilidades e a formação de
atitudes e valores levando-o a posicionarem-se de maneira crítica, responsável
e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma
de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
A Escola tem em vista a
Formação do aluno em termos de sua capacitação para a aquisição e o
desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes,
preparando-os para lidar com novas tecnologias e linguagens. Essa relação entre
conhecimento e trabalho exige capacidade de iniciativa e inovação e, mais de
que nunca, “aprender a aprender”.
O Plano de Estudo é
resultado do trabalho coletivo, aprovado pelo Conselho Escolar e homologado
pela mantenedora. Constitui-se num Projeto Educativo fundamentado no
Diagnóstico e no Processo Pedagógico.
O Plano de Trabalho de
Professor é elaborado pelo Professor, assessorado pelo Supervisor Escolar, em
consonância com a Proposta Pedagógica e o Plano de Estudos.
Cada área objetiva a
formação de competências e habilidades, que devem ser desenvolvidas através de
formas contextualizadas nos componentes curriculares que as compõem.
O Regime Escolar oferece
educação básica e está organizada em regime anual, do 1º ao 9º ano do Ensino
Fundamental e do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. Carga horária conforme
legislação vigente.
O Processo de Matriculas
obedece às normas expedidas em Lei.
A Escola emprega várias
estratégias metodológicas, que são um conjunto de atividades ordenadas,
estruturadas e articuladas para atingir os objetivos propostos. Essas
atividades de desenvolvimento permitem aos alunos trabalharem conceitos,
procedimentos e atividades novas, para que se construa o conhecimento. Os
projetos multidisciplinares incluem leituras de textos, jogos, pesquisas,
situações problemas, trabalhos em equipes, experimentos, elaboração de
relatórios e anotações que permitem comparar, relacionar, analisar e sintetizar
essas atividades, como habilidades operatórias dos alunos, e a interação entre
eles e o professor. A prática de ação pedagógica é desencadeada através da
interdisciplinaridade.
O Processo Avaliativo tem
como finalidade acompanhar o aproveitamento da aprendizagem do aluno e a
eficácia do trabalho pedagógico do professor em cada nível de ensino,
possibilitando uma constante retomada e reestruturação nas metodologias
adotadas durante o período de ensino-aprendizagem.
Para efetivação desta, a
escola adota os critérios a seguir:
a)
Avaliação
continua e cumulativa, preponderando os aspectos qualitativos sobre os
quantitativos.
b)
Emissão
dos resultados trimestrais do aproveitamento do aluno.
c)
Expressão
dos resultados numa escala numérica de zero a cem, sendo cinqüenta (50) a média
satisfatória para cada trimestre.
d)
Utilização
de, no mínimo, dois instrumentos didáticos avaliativos.
e)
Oportunidade
de recuperação paralela durante o período letivo.
f)
A
média anual é cinqüenta (50), que será obtida através da media aritmética dos
três trimestres.
g)
No
1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, a avaliação é expressa por Parecer
Descritivo, não havendo retenção no 1º ano.
O conselho de classe é uma
ação de avaliação de desempenho do aluno e da prática pedagógica do professor,
realizada trimestralmente, sob a organização e coordenação do serviço de
orientação educacional, supervisão escolar e direção.
A escola, como instituição
pública, zela pela qualidade do conhecimento adquirido pelos alunos, primando
pelo respeito e o bem-estar dos sujeitos envolvidos no processo.
No inicio de cada ano
letivo a comunidade escolar participa da elaboração dos princípios básicos de
convivência escolar.
A inobservância ou o
descumprimento dos deveres do aluno, levara a escola a tomar as seguintes
medidas:
a)
Dialogo
com os alunos;
b)
Encaminhamento
ao Serviço de Orientação Educacional;
c)
Advertência
por escrito;
d)
Solicitação
da presença dos responsáveis;
e)
Encaminhamento
ao Conselho Tutelar e ao Juiz da Infância e da Juventude.
A maioria das escolas,
tanto estaduais, municipais e particulares estão em estilo padrão, atendendo as
necessidades existentes em cada escola.
Por exemplo:
salas amplas e bem coloridas, laboratórios de informática e ciências,
biblioteca, quadra de esportes, escadas e entradas próprias para pessoas com
dificuldades, sala de vídeos, serviço de apoio administrativo, CPM, Grêmio
estudantil etc.
Mas, escola
bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no
qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que
os alunos e professores possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo
como um lugar que lhes pertence.
O trabalho
educativo não se limita à sala de aula, mas, se esse ambiente for acolhedor,
poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se realiza.
O ambiente escolar - como
um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu
tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura
física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança revelam
muito sobre a vida que ali se desenvolve, o espaço físico
torna-se um elemento indispensável a ser observado, um lugar onde as crianças
possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas
e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço. De
acordo com Horn (2004, p. 28):
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer
relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no
qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo
conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa
relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço
podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa
que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre
elas e o espaço organizado.
Referências:
Imprimir Artigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário