sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A Escola como Espaço do Aprender

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA A DISTANCIA
POLO DE ITAQUI-RS

A ESCOLA COMO ESPAÇO DO APRENDER

SABRINA FLORES DE MELO



A ESCOLA COMO ESPAÇO DO APRENDER

A minha escola parceira é a Escola de Instituto Estadual de Ensino Osvaldo Cruz. Vai do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio.
A escola como mediadora entre a família e a sociedade proporciona uma educação nova, desafiadora, uma educação pelo trabalho; que estimula a colaboração; que valoriza a ajuda mútua; que desenvolve o espírito critico e a criatividade; que fundamenta na unidade entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual; uma educação política interessada no povo e que leva as pessoas a pensar e agir com responsabilidade e respeito.
Tem por finalidade educar pessoas resgatando valores morais e culturais direcionados para o bem comum, buscando a participação ativa na construção da sociedade e da história.
A escola garante a todos, o acesso ao conhecimento, ao ensino de qualidade, num processo permanente de construção e reconstrução do saber interdisciplinar e multicultural, visando o pleno desenvolvimento humano.
Como escola pública, é gratuita e pluralista proporciona práticas coletivas de discussão, garantindo a participação da comunidade escolar e visando a construção do desenvolvimento para todos.
O Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm como objetivo a formação básica do aluno, proporcionando condições para que o mesmo torne-se sujeito agente no processo pedagógico desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, habilidades e a formação de atitudes e valores levando-o a posicionarem-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
A Escola tem em vista a Formação do aluno em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes, preparando-os para lidar com novas tecnologias e linguagens. Essa relação entre conhecimento e trabalho exige capacidade de iniciativa e inovação e, mais de que nunca, “aprender a aprender”.
O Plano de Estudo é resultado do trabalho coletivo, aprovado pelo Conselho Escolar e homologado pela mantenedora. Constitui-se num Projeto Educativo fundamentado no Diagnóstico e no Processo Pedagógico.
O Plano de Trabalho de Professor é elaborado pelo Professor, assessorado pelo Supervisor Escolar, em consonância com a Proposta Pedagógica e o Plano de Estudos.
Cada área objetiva a formação de competências e habilidades, que devem ser desenvolvidas através de formas contextualizadas nos componentes curriculares que as compõem.
O Regime Escolar oferece educação básica e está organizada em regime anual, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. Carga horária conforme legislação vigente.
O Processo de Matriculas obedece às normas expedidas em Lei.
A Escola emprega várias estratégias metodológicas, que são um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para atingir os objetivos propostos. Essas atividades de desenvolvimento permitem aos alunos trabalharem conceitos, procedimentos e atividades novas, para que se construa o conhecimento. Os projetos multidisciplinares incluem leituras de textos, jogos, pesquisas, situações problemas, trabalhos em equipes, experimentos, elaboração de relatórios e anotações que permitem comparar, relacionar, analisar e sintetizar essas atividades, como habilidades operatórias dos alunos, e a interação entre eles e o professor. A prática de ação pedagógica é desencadeada através da interdisciplinaridade.

O Processo Avaliativo tem como finalidade acompanhar o aproveitamento da aprendizagem do aluno e a eficácia do trabalho pedagógico do professor em cada nível de ensino, possibilitando uma constante retomada e reestruturação nas metodologias adotadas durante o período de ensino-aprendizagem.
Para efetivação desta, a escola adota os critérios a seguir:

a)        Avaliação continua e cumulativa, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
b)        Emissão dos resultados trimestrais do aproveitamento do aluno.
c)        Expressão dos resultados numa escala numérica de zero a cem, sendo cinqüenta (50) a média satisfatória para cada trimestre.
d)        Utilização de, no mínimo, dois instrumentos didáticos avaliativos.
e)        Oportunidade de recuperação paralela durante o período letivo.
f)         A média anual é cinqüenta (50), que será obtida através da media aritmética dos três trimestres.
g)        No 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, a avaliação é expressa por Parecer Descritivo, não havendo retenção no 1º ano.
O conselho de classe é uma ação de avaliação de desempenho do aluno e da prática pedagógica do professor, realizada trimestralmente, sob a organização e coordenação do serviço de orientação educacional, supervisão escolar e direção.
A escola, como instituição pública, zela pela qualidade do conhecimento adquirido pelos alunos, primando pelo respeito e o bem-estar dos sujeitos envolvidos no processo.
No inicio de cada ano letivo a comunidade escolar participa da elaboração dos princípios básicos de convivência escolar.
A inobservância ou o descumprimento dos deveres do aluno, levara a escola a tomar as seguintes medidas:

a)        Dialogo com os alunos;
b)        Encaminhamento ao Serviço de Orientação Educacional;
c)        Advertência por escrito;
d)        Solicitação da presença dos responsáveis;
e)        Encaminhamento ao Conselho Tutelar e ao Juiz da Infância e da Juventude.
A maioria das escolas, tanto estaduais, municipais e particulares estão em estilo padrão, atendendo as necessidades existentes em cada escola.
Por exemplo: salas amplas e bem coloridas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, quadra de esportes, escadas e entradas próprias para pessoas com dificuldades, sala de vídeos, serviço de apoio administrativo, CPM, Grêmio estudantil etc.
Mas, escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que os alunos e professores possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence. 
O trabalho educativo não se limita à sala de aula, mas, se esse ambiente for acolhedor, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se realiza.
O ambiente escolar - como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve, o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço. De acordo com Horn (2004, p. 28):

É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.



Referências:

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