sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Prática Docente: Aprender e ensinar.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
                   CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA



Lenise Lopes da Silva





PRÁTICA DOCENTE: Aprender e ensinar.













Itaqui/RS
2014



 Lenise Lopes da Silva

Pólo de Itaqui

Professoras Formadoras:
Luçaires Czermainski Gonçalves
Débora Moreira

Tutoras Presenciais:
Brunari Silveira Meichtry
Juliandra Sanchotene Pereira



Prática Docente: Aprender e ensinar.








Itaqui/RS
2014

Introdução:

   Minha prática docente foi realizada no 3º ano do ensino fundamental, na escola municipal Vicente Solés, com a professora regente Beatriz Pereira Tavares onde através de estudo e  planejamento realizei o trabalho pedagógico levando em conta a realidade do aluno, buscando novas estratégias para alcançar os objetivos propostos.
   O objetivo deste artigo é de relatar a importância do trabalho docente e do comprometimento do educador com a aprendizagem do educando. O planejamento, a forma metodológica e as dinâmicas utilizadas para expor suas aulas e assim motivar os alunos na construção do conhecimento  alcançando o objetivo proposto.
   O papel do docente é de mediar a aprendizagem, facilitando a interação, a socialização e a aprendizagem através do lúdico, ( jogos, brincadeiras, material concreto) e pelo diálogo e afeto, buscando assim alternativas para transmitir novos conhecimentos.









Prática docente: aprender e ensinar.
   A partir de minha experiência como professora estagiária, procuro apresentar neste artigo o trabalho realizado durante a prática docente na turma de 3º ano, no turno da tarde com 18 alunos, onde me deparei com alunos participativos, alguns com dificuldades, mas a maioria aprendia facilmente. Tentei ao máximo superar essas dificuldades, acompanhando mais de perto o rendimento e o progresso dos alunos, trabalhando com técnicas de aproximação e motivação, buscando assim a interação e a integração dos alunos, onde utilizei material concreto, jogos, brincadeiras, livros, música e cartazes sendo muitas vezes uma novidade para os alunos.
   O professor deve estar comprometido com a aprendizagem dos alunos e estar sempre estudando, se atualizando, revendo sempre sua prática docente para instigar o aluno no processo de ensino aprendizagem; criando condições para que todos aprendam, utilizando os materiais disponíveis na escola como livros na biblioteca e o computador como ferramenta de pesquisa e jogos.
   Todos os alunos tem o direito de aprender e progredir, mas para isso o educador deve buscar e proporcionar situações de aprendizagem em que os alunos pesquisem, investiguem e aprendam a desenvolver o raciocínio e a se expressar.
   No estágio os conteúdos programados foram respeitados, dentro da matriz curricular e do P.P.P, trazendo sempre para a realidade dos alunos.
   A avaliação deve ser individualmente e diariamente, pois é um processo contínuo e amplo que engloba um conjunto de atitudes, desempenho nos trabalhos, interesse e participação. “A avaliação deve ser encarada como a reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria no sistema de ensino”, resume Mere Abramowicz, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Planejamento:
      O professor precisa saber qual é o entendimento que os alunos possuem sobre determinado tema e seu valor social. E assim exercer seu papel mediador da aprendizagem, pensando e repensando o seu planejamento, seu dia-a-dia em sala de aula, “É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno” (Vasconcellos, Celso, 1995, p.56).
   Cabe ao professor saber o porquê de uma atividade, de tê-la escolhido a partir da sua intenção o que permite que consiga orientar os alunos, percebendo seus limites e potencialidades e assim, reorganizar sua mediação para que os alunos avancem em seu aprendizado.
   Planejar é pesquisar, traçar metas, organizar alternativas e novas dinâmicas para alcançar um determinado objetivo, conhecer o objeto do conhecimento a ser desenvolvido para ensinar de várias maneiras para tornar a aprendizagem mais significativa, sendo flexível com seu planejamento, o professor deve respeitar o conhecimento prévio do aluno e suas especificidades.
   “Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas” resume Celso Vasconcellos, artigo sobre Planejamento, Nova Escola.








Intenção Pedagógica:
   Agir com intencionalidade é organizar a aula de maneira consciente, planejada, criativa e capaz de produzir efeitos positivos na aprendizagem dos alunos. O educador deve adotar uma postura de mediador do processo de ensino aprendizagem, e através do fazer pedagógico, dos conteúdos e disciplinas trabalhados consolidar as ações voltadas para a preparação de um educando capacitado  de viver e conviver em uma sociedade que vive em transformação.
   No estágio, foi implantado o cantinho da leitura onde os alunos liam contavam suas histórias e construíam frases, incentivando assim o gosto pela leitura e estimulando o raciocínio, a criatividade e a expressão.

Papel docente:
    Quando as crianças são submetidas à educação institucionalizada, devem executar tarefas iguais e padronizadas, obedecendo a um ritmo determinado, sem levar em consideração as singularidades de cada um. Vivenciamos na escola, situações que condicionam as crianças apenas a regras pré- estabelecidas e técnicas de memorização e repetição.
  Segundo, Vygotsky (2003, p.104),
“A experiência prática mostra [...] que o ensino direto de conceitos é impossível e infrutífero. Um professor que tenta fazer isso geralmente não obtém qualquer resultado exceto o verbalismo vazio, uma repetição  de palavras pela criança semelhante à de um papagaio, que simula o conhecimento dos conceito correspondentes, mas que na realidade oculta um vazio”.
(Vygostky,2003)
   O professor não pode ter apenas o compromisso de despejar conteúdos e sim um ensino aprendizagem mais completo que exija o raciocínio, a criatividade, e a inteligência e não apenas a memorização.
   Isso se deve pela cultura tradicional da escola, mas o verdadeiro papel escolar deve ser diferenciado e decisivo na aprendizagem dos alunos, buscando a transformação do indivíduo e o professor deve repensar sua forma de produzir e transformar o conhecimento tornando o seu aluno em sujeito ativo no processo educacional. O educador deve ter em mente que tipo de cidadão eu quero moldar, um sujeito crítico, capaz de refletir, se expressar e ser ativo no mundo em que vivemos.
   O professor atualizado e comprometido deve deixar para trás os métodos tradicionais com aulas expositivas, onde o aluno é um mero receptor de conteúdos , que não surtem mais efeitos e sim ser um professor transformador que não tem medo de mudanças que busca inovações pedagógicas e mudanças metodológicas que permitam que o aluno  questione, interaja, se expresse e participe ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
Metodologia de Trabalho:
   O professor ao se deparar com inúmeras situações adversas em sala de aula, deve se preparar, obter ajuda com a rede de apoio, estar sempre se capacitando para organizar seu planejamento, muitas vezes diferenciado, utilizando metodologias adequadas para sanar as dificuldades, criando situações em que os alunos se sintam estimulados e instigados a aprender.
   Os alunos necessitam de professores que problematizem situações, instiguem e desafiem seus alunos. Por isso cabe aos professores se submeterem à;
[...]uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas, a partir de uma análise sobre o seu verdadeiro papel e sua condição dentro da escola, tendo com ponto de partida os problemas, as dificuldades e as situações com que se depara no cotidiano pedagógico, suas aspirações, princípios e valores. O professor, então , procura entender e contribuir para a melhoria da sua prática em sala de  aula, no intento de fazer aflorar uma ação consciente do “compromisso” com a profissão que envolve “compartilhar” com os colegas “trocas” de experiências e “qualificação” continuada para que o processo de ensino e aprendizagem adquira “novos” significado, não só para o aluno como também para o professor”.(OSÓRIO, 2003, p.217,218).




Conclusão:
   Para que a aprendizagem se efetive é necessário ter os objetivos claros, um planejamento flexível  com métodos e novas dinâmicas que estimulem e instiguem o aprendizado dos alunos, para que o trabalho em sala de aula se torne agradável, prazeroso e estimulante. 
   Acredito que o professor comprometido se questiona e necessita sanar as dificuldades diárias, para ter o retorno e os objetivos propostos alcançados, através de muito trabalho, carinho, afeto, respeito e dedicação poderá transformar suas aulas e ajudar na  formação de  cidadãos capacitados e atuantes na sociedade em que vivem.
   No estágio utilizei materiais concretos, jogos, livros, brincadeiras para motivar e desafiar os alunos a se expressarem, despertando o raciocínio e a inteligência. Sempre respeitando o ritmo, o tempo de cada um, suas potencialidades e dificuldades.





Referências Bibliográficas:
 ABRAMOWICZ, Mere, artigo , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml  https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=avalia%C3%A7%C3%A3o+da+aprendizagem&oq=avalia%C3%A7%C3%A3o&gs_l=serp.1.4.35i39j0l9.2992597.3004351.0.3009087.22.16.0.0.0.1.382.2593.2-7j2.9.0.ekp%2Ckpns%3D1000...0...1.1.48.serp..14.8.2323.33KWVOTmGvU#

 JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial e continuada dos professores: Implicações em sua prática pedagógica.Trabalho docente: Campo Grande, MS. Ed. UFMS,2003.
VASCONCELLOS, Celso, 1995, p.56, artigo.






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