MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
CURSO LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Lenise
Lopes da Silva
PRÁTICA DOCENTE: Aprender e ensinar.
Itaqui/RS
2014
Lenise Lopes da Silva
Pólo
de Itaqui
Professoras Formadoras:
Luçaires
Czermainski Gonçalves
Débora
Moreira
Tutoras Presenciais:
Brunari
Silveira Meichtry
Juliandra
Sanchotene Pereira
Prática Docente: Aprender e ensinar.
Itaqui/RS
2014
Introdução:
Minha prática docente foi realizada no 3º
ano do ensino fundamental, na escola municipal Vicente Solés, com a professora
regente Beatriz Pereira Tavares onde através de estudo e planejamento realizei o trabalho pedagógico
levando em conta a realidade do aluno, buscando novas estratégias para alcançar
os objetivos propostos.
O objetivo deste artigo é de relatar a
importância do trabalho docente e do comprometimento do educador com a
aprendizagem do educando. O planejamento, a forma metodológica e as dinâmicas
utilizadas para expor suas aulas e assim motivar os alunos na construção do
conhecimento alcançando o objetivo
proposto.
O papel do docente é de mediar a
aprendizagem, facilitando a interação, a socialização e a aprendizagem através
do lúdico, ( jogos, brincadeiras, material concreto) e pelo diálogo e afeto,
buscando assim alternativas para transmitir novos conhecimentos.
Prática
docente: aprender e ensinar.
A partir de minha experiência como
professora estagiária, procuro apresentar neste artigo o trabalho realizado
durante a prática docente na turma de 3º ano, no turno da tarde com 18 alunos,
onde me deparei com alunos participativos, alguns com dificuldades, mas a
maioria aprendia facilmente. Tentei ao máximo superar essas dificuldades,
acompanhando mais de perto o rendimento e o progresso dos alunos, trabalhando
com técnicas de aproximação e motivação, buscando assim a interação e a
integração dos alunos, onde utilizei material concreto, jogos, brincadeiras,
livros, música e cartazes sendo muitas vezes uma novidade para os alunos.
O professor deve estar comprometido com a
aprendizagem dos alunos e estar sempre estudando, se atualizando, revendo
sempre sua prática docente para instigar o aluno no processo de ensino
aprendizagem; criando condições para que todos aprendam, utilizando os
materiais disponíveis na escola como livros na biblioteca e o computador como
ferramenta de pesquisa e jogos.
Todos os alunos tem o direito de aprender e
progredir, mas para isso o educador deve buscar e proporcionar situações de
aprendizagem em que os alunos pesquisem, investiguem e aprendam a desenvolver o
raciocínio e a se expressar.
No estágio os conteúdos programados foram respeitados, dentro da
matriz curricular e do P.P.P, trazendo sempre para a realidade dos alunos.
A avaliação deve ser individualmente e
diariamente, pois é um processo contínuo e amplo que engloba um conjunto de
atitudes, desempenho nos trabalhos, interesse e participação. “A avaliação deve
ser encarada como a reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria
no sistema de ensino”, resume Mere Abramowicz, da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo.
Planejamento:
O
professor precisa saber qual é o entendimento que os alunos possuem sobre
determinado tema e seu valor social. E assim exercer seu papel mediador da
aprendizagem, pensando e repensando o seu planejamento, seu dia-a-dia em sala
de aula, “É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno”
(Vasconcellos, Celso, 1995, p.56).
Cabe ao professor saber o porquê de uma
atividade, de tê-la escolhido a partir da sua intenção o que permite que
consiga orientar os alunos, percebendo seus limites e potencialidades e assim,
reorganizar sua mediação para que os alunos avancem em seu aprendizado.
Planejar é pesquisar, traçar metas,
organizar alternativas e novas dinâmicas para alcançar um determinado objetivo,
conhecer o objeto do conhecimento a ser desenvolvido para ensinar de várias
maneiras para tornar a aprendizagem mais significativa, sendo flexível com seu
planejamento, o professor deve respeitar o conhecimento prévio do aluno e suas
especificidades.
“Planejar é antecipar ações para atingir
certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada
realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas” resume
Celso Vasconcellos, artigo sobre Planejamento, Nova Escola.
Intenção Pedagógica:
Agir
com intencionalidade é organizar a aula de maneira consciente, planejada,
criativa e capaz de produzir efeitos positivos na aprendizagem dos alunos. O
educador deve adotar uma postura de mediador do processo de ensino
aprendizagem, e através do fazer pedagógico, dos conteúdos e disciplinas
trabalhados consolidar as ações voltadas para a preparação de um educando
capacitado de viver e conviver em uma
sociedade que vive em transformação.
No estágio, foi implantado o cantinho da
leitura onde os alunos liam contavam suas histórias e construíam frases,
incentivando assim o gosto pela leitura e estimulando o raciocínio, a
criatividade e a expressão.
Papel docente:
Quando as crianças são submetidas à educação
institucionalizada, devem executar tarefas iguais e padronizadas, obedecendo a
um ritmo determinado, sem levar em consideração as singularidades de cada um.
Vivenciamos na escola, situações que condicionam as crianças apenas a regras
pré- estabelecidas e técnicas de memorização e repetição.
Segundo,
Vygotsky (2003, p.104),
“A experiência prática mostra [...] que o ensino direto
de conceitos é impossível e infrutífero. Um professor que tenta fazer isso
geralmente não obtém qualquer resultado exceto o verbalismo vazio, uma
repetição de palavras pela criança
semelhante à de um papagaio, que simula o conhecimento dos conceito
correspondentes, mas que na realidade oculta um vazio”.
(Vygostky,2003)
O professor não pode ter apenas o
compromisso de despejar conteúdos e sim um ensino aprendizagem mais completo
que exija o raciocínio, a criatividade, e a inteligência e não apenas a
memorização.
Isso se deve pela cultura tradicional da
escola, mas o verdadeiro papel escolar deve ser diferenciado e decisivo na
aprendizagem dos alunos, buscando a transformação do indivíduo e o professor
deve repensar sua forma de produzir e transformar o conhecimento tornando o seu
aluno em sujeito ativo no processo educacional. O educador deve ter em mente
que tipo de cidadão eu quero moldar, um sujeito crítico, capaz de refletir, se
expressar e ser ativo no mundo em que vivemos.
O professor atualizado e comprometido deve
deixar para trás os métodos tradicionais com aulas expositivas, onde o aluno é
um mero receptor de conteúdos , que não surtem mais efeitos e sim ser um
professor transformador que não tem medo de mudanças que busca inovações
pedagógicas e mudanças metodológicas que permitam que o aluno questione, interaja, se expresse e participe
ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
Metodologia de Trabalho:
O
professor ao se deparar com inúmeras situações adversas em sala de aula, deve
se preparar, obter ajuda com a rede de apoio, estar sempre se capacitando para
organizar seu planejamento, muitas vezes diferenciado, utilizando metodologias adequadas
para sanar as dificuldades, criando situações em que os alunos se sintam
estimulados e instigados a aprender.
Os alunos necessitam de professores que
problematizem situações, instiguem e desafiem seus alunos. Por isso cabe aos
professores se submeterem à;
[...]uma
reflexão sobre suas práticas pedagógicas, a partir de uma análise sobre o seu
verdadeiro papel e sua condição dentro da escola, tendo com ponto de partida os
problemas, as dificuldades e as situações com que se depara no cotidiano
pedagógico, suas aspirações, princípios e valores. O professor, então , procura
entender e contribuir para a melhoria da sua prática em sala de aula, no intento de fazer aflorar uma ação
consciente do “compromisso” com a profissão que envolve “compartilhar” com os
colegas “trocas” de experiências e “qualificação” continuada para que o
processo de ensino e aprendizagem adquira “novos” significado, não só para o
aluno como também para o professor”.(OSÓRIO, 2003, p.217,218).
Conclusão:
Para que a aprendizagem se efetive é
necessário ter os objetivos claros, um planejamento flexível com métodos e novas dinâmicas que estimulem e
instiguem o aprendizado dos alunos, para que o trabalho em sala de aula se
torne agradável, prazeroso e estimulante.
Acredito que o professor comprometido se
questiona e necessita sanar as dificuldades diárias, para ter o retorno e os
objetivos propostos alcançados, através de muito trabalho, carinho, afeto,
respeito e dedicação poderá transformar suas aulas e ajudar na formação de cidadãos capacitados e atuantes na sociedade
em que vivem.
No estágio utilizei materiais concretos,
jogos, livros, brincadeiras para motivar e desafiar os alunos a se expressarem,
despertando o raciocínio e a inteligência. Sempre respeitando o ritmo, o tempo
de cada um, suas potencialidades e dificuldades.
Referências
Bibliográficas:
ABRAMOWICZ, Mere, artigo , Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=avalia%C3%A7%C3%A3o+da+aprendizagem&oq=avalia%C3%A7%C3%A3o&gs_l=serp.1.4.35i39j0l9.2992597.3004351.0.3009087.22.16.0.0.0.1.382.2593.2-7j2.9.0.ekp%2Ckpns%3D1000...0...1.1.48.serp..14.8.2323.33KWVOTmGvU#
JOBIM
E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem:
Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial e continuada dos professores:
Implicações em sua prática pedagógica.Trabalho docente: Campo Grande, MS.
Ed. UFMS,2003.
VASCONCELLOS, Celso, 1995, p.56,
artigo.
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