UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À
DISTÂNCIA
Titulo:
Experiência Docente
Itaqui-
2014
Autor: Milkes Walney Tavares Patta
Título: Experiência Docente
.
Itaqui-
2014
Autor: Milkes Walney Tavares Patta
Título :Experiência Docente
Resumo:
Experiência
docente é simplesmente a colocação da teoria em prática fazer com que tudo aquilo que
aprendemos no curso licenciatura em pedagogia seja posta em evidência fazendo
com haja um encontro entre aquilo que aprendemos e o que é anseio dos alunos da
classe em que serão aplicados os conteúdos planejados com antecedência pelo
estagiário e professor parceiro, o trabalho de transmissão de conhecimento
previamente adquirido durante o período de curso.
O estágio de prática
docente teve sua importância na medida em que os conteúdos foram sendo
aplicados e as dificuldades foram sanadas a confiança se fez presente a cada dia
que em que se desenvolvia o estágio.
“ Do
ponto de vista político, o grande problema da metodologia expositiva formação
do homem passivo, não crítico, bem como o papel que desempenha como fator de
seleção social, já que apenas determinados segmentos sociais se beneficiam com
seu uso pela escola (notadamente a classe dominante, acostumada ao tipo de discurso levado pela escola, assim como ao
pensamento mais abstrato).”
(Celso Vasconcelos)
Introdução:
A prática docente é
colocação em prova da teoria estudada durante o curso de pedagogia, é a
aplicação dos conteúdos planejados previamente pelo estagiário juntamente com a
professora parceira.
Tais planejamentos foram
analisados tanto pelo estagiário como pela professora parceira e a tutora á distância
da universidade, aprovados para sua aplicação durante o estagio que teve sua
duração entre os dias 26/05/3014 e 13/06/2014.
A experiência docente se
faz necessária para que o êxito na profissão, experiência esta somente se
adquire enfrentando as dificuldades do dia – dia de sala de aula somente assim
poderemos desenvolver um trabalho com excelência, sabendo que quando tratamos
com criança planejar é fundamental para que as aulas sejam assimiladas pelos
alunos durante o período em que estivermos diante da classe, sabendo que para
que consigamos chamar dos nossos alunos devemos lançar mão de muita
criatividade pois as crianças já trazem de casa uma bagagem imensa de
conhecimentos que fazem com que o desafio do professor seja ainda maior em
relação a atenção dos alunos para sua aula.
“ Não se educa sem amor”
(Paulo Freire)
O presente artigo trará em suas linhas as reflexões à cerca da
experiência docente obtida por este acadêmico nos dias 26/05/2014 à 13/06/2014
na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anibal Loureiro, o estágio
supervisionado pela professora titular da turma do segundo ano Lucélia Saling,
a obtenção da didática necessária para
solução de problemas encontrados no dia- dia da vida escolar, a turma
parceira é uma turma que tem uma paridade na sua maioria os alunos são rápidos
e tem seu ritmo quase que igual, a compreensão nas atividades é bastante
parelha, existindo como em qualquer outra classe escolar casos que precisam de uma atenção especial
mais especificamente três casos em que estes requerem um trabalho mais
individualizado, acompanhamento mais de perto por parte deste estagiário em
conjunto com a professora parceira.
Desenvolvimento:
Durante o estágio foi
detectada a necessidade do atendimento diferenciado aos alunos com dificuldades
de aprendizagem então tive uma conversa
com a titular da turma e foi feita então uma divisão de tarefas, enquanto eram
atendidos os alunos de maior facilidade outro aplicava atividades diferenciadas
aos mais necessitados de atenção.
Os planejamentos continham atividades de utilização universal ou seja
não havia uma distinção entre os casos especiais e os de aplicação coletiva,
pois a titular quando das observações já havia alertado que em alguns momentos
poderia ser necessário algumas alterações nos planejamentos durante o tempo em
que a turma estivesse sob o comando ou responsabilidade deste estagiário, sendo
assim houveram alguns momentos em que os alunos referidos neste texto
necessitaram de atenção o plano diário foi alterado apenas para estes, um aluno
não conseguia fazer a cópia de nenhuma
atividade então foram feitas folhas xerografadas com recorte de imagens
e seus nomes para que este fizesse as comparações já o segundo, não conseguia
acompanhar a leitura então era feito atividade em que se pudesse fazer com que
acompanhasse algumas leituras por repetição após uma demonstração feita pelo
estagiário ou a professora, uma terceira aluna foi identificado uma impaciência
e falta de atenção aos conteúdos aplicados, o acompanhamento era diário para
esta aluna.
A alternativa encontrada para reter a atenção
da aluna com falta de atenção foi o incentivo através de palavras como, por
exemplo, vamos lá você consegue você é capaz e assim aos poucos foi adquirindo
confiança e por fim estava trabalhando comum pouco mais de atenção.
“Educar é viver, crescer é viver.
Educação é assim, vida no sentido
mais autentico da palavra.”
(Anísio Teixeira)
O planejamento feito foi de fundamental
importância, pois quando houve a necessidade de mudança por causas já elencadas
em parágrafos anteriores não interferiu bruscamente na prática e aplicação de
conteúdos programados em conjunto com a titular da turma, sempre que estes
casos ocorreram a flexibilidade esteve presente no plano diário.
As atividades desenvolvidas durante o período
de estágio sempre contaram com a supervisão da titular pela preocupação que
esta tinha em relação a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos em
relação ao estagiário mais por este ser já conhecido da turma pelo trabalho
desenvolvido na escola durante um longo tempo já, daí a preocupação que foi
logo deixada de lado com o decorrer do estágio.
A matriz curricular foi seguida conforme
programado pela direção e titular, pois esta é a principal fonte de regra a ser
seguida por todos os profissionais docentes da escola, houveram situações em
que foi necessário consulta do projeto político pedagógico da escola pois
tivemos um caso de indisciplina em sala de aula enquanto a titular estava
ausente devido a um curso de formação continuada, esta consulta foi apenas para
saber como seria aplicada ou não uma punição ao aluno por esta indisciplina,
fato este que foi contornado com a conversa sem a necessidade da utilização do
PPP na sua parte em que fala sobre sanções disciplinares.
A aprendizagem dos alunos durante este
período foi percebida diante da aplicação em que estes tinham em realizar as
tarefas propostas por este estagiário nas aulas ministradas, mas como em toda a
sala de aula há crianças que não tem o ritmo igual aos outros na sala existem
alunos que produzem com menos ou nenhuma velocidade não assimilam os conteúdos
ministrados que devido as novas normas do ensino não podem ser reprovados
durante um ciclo que neste caso é o primeiro ciclo a ser seguido, não repetem
de ano e como já vêm com dificuldades de aprendizagem desde a educação infantil
se faz necessário um acompanhamento individual o que requer atenção do
profissional que está a frente da turma.
A percepção destes problemas já foi feita
durante a observação da turma, foi percebido que alguns alunos não acompanhavam
o restante da turma, então quando do inicio das atividades de estagio já foram
tomadas providencias em conjunto com a titular para que ao menos durante este
curto espaço de tempo estes alunos tivessem uma atenção diferenciada e assim
foi feita a tentativa de sanar ou ao menos aliviar a carga que existe nestes
alunos por serem menos favorecidos na questão da aprendizagem, as dificuldades
são muito evidentes por que não têm um acompanhamento em casa seus responsáveis
por serem muitas vezes até analfabetos não dão muita importância para o que
está acontecendo em sala de aula, durante o tempo em que estive com a turma fiz
tentativas de conversar com os pais destes alunos sem ter um retorno sempre que
era enviado algum recado ou comunicado não havia um retorno deste dificultando
assim uma aproximação com estes pais.
Quanto ao meu conhecimento ter ou não
interferência na aprendizagem dos alunos, não houve choque entre os meus
conhecimentos e tentativa de transmissão de conhecimentos à classe estes foram
de muita valia, pois, assim pude passar ao menos um pouco do que aprendi
durante o curso e sempre que se consegue transmitir algo novo principalmente a
um criança é gratificante.
A organização das propostas em sala de aula
foram importantes para que a aprendizagem dos alunos tivesse êxito durante o
espaço de tempo com os alunos do segundo ano com a ajuda dos próprios foi
possível organizar tempo, tempo espaço e principalmente o trabalho à ser
desenvolvido os conteúdos propostos foram todos aplicados as propostas de
ensino aprendizagem foram todas desenvolvidas com um certo sucesso, apenas a
frustração de não ter mais tempo para continuar na ajuda d titular para a tentativa
de desenvolvimento dos alunos que ainda têm dificuldades na aprendizagem.
As escolhas feitas por mim durante este
período foram acertadas pois a turma conseguiu ter o desempenho desejado por
todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Durante o estagio a equipe de apoio da escola
foi sempre solicita quando procurada, a principal ação que esta equipe realizou
foi quando do episódio de indisciplina já mencionado no presente texto, a
eficácia do trabalho foi demonstrado de pronto para sanar o problema.
A escola proporcionou os meios que pudesse desenvolver um trabalho que viesse ao
encontro do processo de ensino aprendizagem proposto para o período de estagio.
Chega-se a conclusão que o estagio foi
importante para o desenvolvimento tanto do estagiário como da turma que
absorveu o que era proposto por este acadêmico durante o período de contato
mais próximo entre turma e estagiário, a obtensão dos resultados satisfatórios
foi a principal conquista, assim sabemos
que o que está sendo trabalhado na faculdade pode e deve ser aplicado sempre,
aliando teoria e prática para que sempre a educação seja evidenciada e
privilegiada pelos nossos alunos em sala de aula e por seus responsáveis .
O processo a qual estamos inseridos que é
ensino aprendizagem deve ser levado a serio, pois estaremos tratando com
pessoas em busca de conhecimento tanto de vida como acadêmico somos ou seremos
responsáveis pela formação do caráter dos futuros cidadãos e cidadãs que
regerão nosso país, estado e município futuramente.
Referências
bibliográficas
PIAGET,
Paulo, Editora completa, coleção Grandes Educadores, Rio de Janeiro, 2012;
ALVES. Rubem. Editor completa. Coleção Grandes Educadores . Rio de
Janeiro,2012;
TEIXEIRA. Anísio. Editora Completa. Coleção Grandes
Educadores . Rio de Janeiro . 2012.
VASCONCELOS,
Celso, Metodologia Dialética em Sala de Aula . In: Revista Educação AEC.
Brasília: abril de 1972. (n. 83).
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