sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Experiência Docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA





Titulo: Experiência Docente










Itaqui- 2014










Autor: Milkes Walney Tavares Patta





















Título: Experiência Docente
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Itaqui- 2014






Autor: Milkes Walney Tavares Patta

















Título :Experiência Docente














Resumo:
Experiência docente é simplesmente a colocação da teoria em prática fazer com que tudo aquilo que aprendemos no curso licenciatura em pedagogia seja posta em evidência fazendo com haja um encontro entre aquilo que aprendemos e o que é anseio dos alunos da classe em que serão aplicados os conteúdos planejados com antecedência pelo estagiário e professor parceiro, o trabalho de transmissão de conhecimento previamente adquirido durante o período de curso.
 O estágio de prática docente teve sua importância na medida em que os conteúdos foram sendo aplicados e as dificuldades foram sanadas a confiança se fez presente a cada dia que em que se desenvolvia o estágio.
“ Do ponto de vista político, o grande problema da metodologia expositiva formação do homem passivo, não crítico, bem como o papel que desempenha como fator de seleção social, já que apenas determinados segmentos sociais se beneficiam com seu uso pela escola (notadamente a classe dominante, acostumada ao tipo de  discurso levado pela escola, assim como ao pensamento mais abstrato).”
(Celso Vasconcelos)












Introdução:
 A prática docente é colocação em prova da teoria estudada durante o curso de pedagogia, é a aplicação dos conteúdos planejados previamente pelo estagiário juntamente com a professora parceira.
 Tais planejamentos foram analisados tanto pelo estagiário como pela professora parceira e a tutora á distância da universidade, aprovados para sua aplicação durante o estagio que teve sua duração entre os dias 26/05/3014 e 13/06/2014.
 A experiência docente se faz necessária para que o êxito na profissão, experiência esta somente se adquire enfrentando as dificuldades do dia – dia de sala de aula somente assim poderemos desenvolver um trabalho com excelência, sabendo que quando tratamos com criança planejar é fundamental para que as aulas sejam assimiladas pelos alunos durante o período em que estivermos diante da classe, sabendo que para que consigamos chamar dos nossos alunos devemos lançar mão de muita criatividade pois as crianças já trazem de casa uma bagagem imensa de conhecimentos que fazem com que o desafio do professor seja ainda maior em relação a atenção dos alunos para sua aula.  
“ Não se educa sem amor”
(Paulo Freire)
  O presente artigo trará em suas linhas as reflexões à cerca da experiência docente obtida por este acadêmico nos dias 26/05/2014 à 13/06/2014 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anibal Loureiro, o estágio supervisionado pela professora titular da turma do segundo ano Lucélia Saling, a obtenção da didática necessária para  solução de problemas encontrados no dia- dia da vida escolar, a turma parceira é uma turma que tem uma paridade na sua maioria os alunos são rápidos e tem seu ritmo quase que igual, a compreensão nas atividades é bastante parelha, existindo como em qualquer outra classe escolar  casos que precisam de uma atenção especial mais especificamente três casos em que estes requerem um trabalho mais individualizado, acompanhamento mais de perto por parte deste estagiário em conjunto com a professora parceira.


Desenvolvimento:

  Durante o estágio foi detectada a necessidade do atendimento diferenciado aos alunos com dificuldades de aprendizagem então  tive uma conversa com a titular da turma e foi feita então uma divisão de tarefas, enquanto eram atendidos os alunos de maior facilidade outro aplicava atividades diferenciadas aos mais necessitados de atenção.
 Os planejamentos continham  atividades de utilização universal ou seja não havia uma distinção entre os casos especiais e os de aplicação coletiva, pois a titular quando das observações já havia alertado que em alguns momentos poderia ser necessário algumas alterações nos planejamentos durante o tempo em que a turma estivesse sob o comando ou responsabilidade deste estagiário, sendo assim houveram alguns momentos em que os alunos referidos neste texto necessitaram de atenção o plano diário foi alterado apenas para estes, um aluno não conseguia fazer a cópia de nenhuma  atividade então foram feitas folhas xerografadas com recorte de imagens e seus nomes para que este fizesse as comparações já o segundo, não conseguia acompanhar a leitura então era feito atividade em que se pudesse fazer com que acompanhasse algumas leituras por repetição após uma demonstração feita pelo estagiário ou a professora, uma terceira aluna foi identificado uma impaciência e falta de atenção aos conteúdos aplicados, o acompanhamento era diário para esta aluna.
  A alternativa encontrada para reter a atenção da aluna com falta de atenção foi o incentivo através de palavras como, por exemplo, vamos lá você consegue você é capaz e assim aos poucos foi adquirindo confiança e por fim estava trabalhando comum pouco mais de atenção.

Educar é viver, crescer é viver.
Educação é assim, vida no sentido
mais autentico da palavra.”
(Anísio Teixeira)





  O planejamento feito foi de fundamental importância, pois quando houve a necessidade de mudança por causas já elencadas em parágrafos anteriores não interferiu bruscamente na prática e aplicação de conteúdos programados em conjunto com a titular da turma, sempre que estes casos ocorreram a flexibilidade esteve presente no plano diário.
  As atividades desenvolvidas durante o período de estágio sempre contaram com a supervisão da titular pela preocupação que esta tinha em relação a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos em relação ao estagiário mais por este ser já conhecido da turma pelo trabalho desenvolvido na escola durante um longo tempo já, daí a preocupação que foi logo deixada de lado com o decorrer do estágio.
  A matriz curricular foi seguida conforme programado pela direção e titular, pois esta é a principal fonte de regra a ser seguida por todos os profissionais docentes da escola, houveram situações em que foi necessário consulta do projeto político pedagógico da escola pois tivemos um caso de indisciplina em sala de aula enquanto a titular estava ausente devido a um curso de formação continuada, esta consulta foi apenas para saber como seria aplicada ou não uma punição ao aluno por esta indisciplina, fato este que foi contornado com a conversa sem a necessidade da utilização do PPP na sua parte em que fala sobre sanções disciplinares.
  A aprendizagem dos alunos durante este período foi percebida diante da aplicação em que estes tinham em realizar as tarefas propostas por este estagiário nas aulas ministradas, mas como em toda a sala de aula há crianças que não tem o ritmo igual aos outros na sala existem alunos que produzem com menos ou nenhuma velocidade não assimilam os conteúdos ministrados que devido as novas normas do ensino não podem ser reprovados durante um ciclo que neste caso é o primeiro ciclo a ser seguido, não repetem de ano e como já vêm com dificuldades de aprendizagem desde a educação infantil se faz necessário um acompanhamento individual o que requer atenção do profissional que está a frente da turma.
  A percepção destes problemas já foi feita durante a observação da turma, foi percebido que alguns alunos não acompanhavam o restante da turma, então quando do inicio das atividades de estagio já foram tomadas providencias em conjunto com a titular para que ao menos durante este curto espaço de tempo estes alunos tivessem uma atenção diferenciada e assim foi feita a tentativa de sanar ou ao menos aliviar a carga que existe nestes alunos por serem menos favorecidos na questão da aprendizagem, as dificuldades são muito evidentes por que não têm um acompanhamento em casa seus responsáveis por serem muitas vezes até analfabetos não dão muita importância para o que está acontecendo em sala de aula, durante o tempo em que estive com a turma fiz tentativas de conversar com os pais destes alunos sem ter um retorno sempre que era enviado algum recado ou comunicado não havia um retorno deste dificultando assim uma aproximação com estes pais. 
  Quanto ao meu conhecimento ter ou não interferência na aprendizagem dos alunos, não houve choque entre os meus conhecimentos e tentativa de transmissão de conhecimentos à classe estes foram de muita valia, pois, assim pude passar ao menos um pouco do que aprendi durante o curso e sempre que se consegue transmitir algo novo principalmente a um criança é gratificante.
  A organização das propostas em sala de aula foram importantes para que a aprendizagem dos alunos tivesse êxito durante o espaço de tempo com os alunos do segundo ano com a ajuda dos próprios foi possível organizar tempo, tempo espaço e principalmente o trabalho à ser desenvolvido os conteúdos propostos foram todos aplicados as propostas de ensino aprendizagem foram todas desenvolvidas com um certo sucesso, apenas a frustração de não ter mais tempo para continuar na ajuda d titular para a tentativa de desenvolvimento dos alunos que ainda têm dificuldades na aprendizagem.
  As escolhas feitas por mim durante este período foram acertadas pois a turma conseguiu ter o desempenho desejado por todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
  Durante o estagio a equipe de apoio da escola foi sempre solicita quando procurada, a principal ação que esta equipe realizou foi quando do episódio de indisciplina já mencionado no presente texto, a eficácia do trabalho foi demonstrado de pronto para sanar o problema.
  A escola proporcionou os meios que pudesse  desenvolver um trabalho que viesse ao encontro do processo de ensino aprendizagem proposto para o período de estagio.
  Chega-se a conclusão que o estagio foi importante para o desenvolvimento tanto do estagiário como da turma que absorveu o que era proposto por este acadêmico durante o período de contato mais próximo entre turma e estagiário, a obtensão dos resultados satisfatórios foi a principal conquista,  assim sabemos que o que está sendo trabalhado na faculdade pode e deve ser aplicado sempre, aliando teoria e prática para que sempre a educação seja evidenciada e privilegiada pelos nossos alunos em sala de aula e por seus responsáveis .
  O processo a qual estamos inseridos que é ensino aprendizagem deve ser levado a serio, pois estaremos tratando com pessoas em busca de conhecimento tanto de vida como acadêmico somos ou seremos responsáveis pela formação do caráter dos futuros cidadãos e cidadãs que regerão nosso país, estado e município futuramente.

Referências bibliográficas

PIAGET, Paulo, Editora completa, coleção Grandes Educadores, Rio de Janeiro, 2012;
ALVES.  Rubem.  Editor completa.  Coleção Grandes Educadores . Rio de Janeiro,2012;        
TEIXEIRA.  Anísio. Editora Completa. Coleção Grandes Educadores .  Rio de Janeiro . 2012.
VASCONCELOS, Celso, Metodologia Dialética em Sala de Aula . In: Revista Educação AEC. Brasília: abril de 1972.  (n. 83).

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