domingo, 21 de setembro de 2014

Organizando a prática de ensino

Organizando a prática de ensino
Sandra Carvalho.
Elementos
O que considerar a este respeito?
Uma forma concreta de considerar este elemento (atividade, postura do professor, projeto mais amplo)
Tempos
Devemos conciliar o tempo com o conteúdo a ser desenvolvido, almejando caracterizar sempre objetivos previsíveis para o tempo estipulado para cada atividade.
 Respeitar o tempo de cada aluno para aprender, limitando a aula ao entendimento do grupo, mas acrescentando sempre que possível a necessidade pela busca de mais conhecimento, além do proposto. Para que eles já tenham a noção do ir buscar, sempre que possível, buscar sempre mais do que o que está sendo trazido naquele momento.
Necessidades
 Cada aluno tem suas particularidades sociais e emocionais que devem ser sempre consideradas e respeitadas, a fim de que nunca se cause traumas que posteriormente possam atrapalhar no processo da formação cultural de cada um.
 Buscar recursos diversos para sanar as dificuldades, explorando sempre o que for prazeroso à criança, para que ela tenha verdadeiro entusiasmo em relação às tarefas apresentadas pelo professor.
Habilidades
educando demonstra uma habilidade melhor, ou melhor, em alguns aspectos, pintar, recortar, escrever, ler... Com a prática que ele se identifica e que tem mais facilidade.
 Ao professor auxiliar para desenvolver as outras habilidades, a fim de proporcionar ao aluno, senão o entendimento de todas as habilidades componentes da prática escolar, pelo menos apresentá-lo a elas.
Experiências
Planejar valorizando as experiências, considerando cultura, classe social, conhecimento cultural de cada indivíduo.
Valorizando o meio com que cada um vive, destacando a importância de cada particularidade trazida pelo individual em detrimento do coletivo.
Formas
Cada um aprende de uma forma, ouvindo o outro, ou através de gravuras, exposição de esculturas pertinentes ao assunto abordado.
Utilizar todas as ferramentas possíveis para melhor ajudar os alunos, exemplificando com algo palpável, sempre que possível, para que aos poucos eles internalizem os conhecimentos adquiridos, através dos exemplos apresentados.
Ritmos
Respeitar o ritmo de aprender de cada aluno, considerando as experiências trazidas por cada um nesse aspecto.
Ter uma atividade extra para alunos que são mais rápidos, para que, dessa forma eles não fiquem “entediados” enquanto esperam que os outros mais lentos terminem as tarefas.


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