Organizando a prática de ensino
Sandra Carvalho.
Elementos
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O que
considerar a este respeito?
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Uma
forma concreta de considerar este elemento (atividade, postura do professor,
projeto mais amplo)
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Tempos
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Devemos
conciliar o tempo com o conteúdo a ser desenvolvido, almejando caracterizar
sempre objetivos previsíveis para o tempo estipulado para cada atividade.
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Respeitar o tempo de cada aluno para
aprender, limitando a aula ao entendimento do grupo, mas acrescentando sempre
que possível a necessidade pela busca de mais conhecimento, além do proposto.
Para que eles já tenham a noção do ir buscar, sempre que possível, buscar
sempre mais do que o que está sendo trazido naquele momento.
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Necessidades
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Cada
aluno tem suas particularidades sociais e emocionais que devem ser sempre
consideradas e respeitadas, a fim de que nunca se cause traumas que
posteriormente possam atrapalhar no processo da formação cultural de cada um.
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Buscar
recursos diversos para sanar as dificuldades, explorando sempre o que for
prazeroso à criança, para que ela tenha verdadeiro entusiasmo em relação às
tarefas apresentadas pelo professor.
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Habilidades
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O educando
demonstra uma habilidade melhor, ou melhor, em alguns aspectos, pintar,
recortar, escrever, ler... Com a prática que ele se identifica e que tem mais
facilidade.
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Ao professor
auxiliar para desenvolver as outras habilidades, a fim de proporcionar ao
aluno, senão o entendimento de todas as habilidades componentes da prática
escolar, pelo menos apresentá-lo a elas.
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Experiências
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Planejar
valorizando as experiências, considerando cultura, classe social,
conhecimento cultural de cada indivíduo.
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Valorizando
o meio com que cada um vive, destacando a importância de cada particularidade
trazida pelo individual em detrimento do coletivo.
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Formas
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Cada um
aprende de uma forma, ouvindo o outro, ou através de gravuras, exposição de
esculturas pertinentes ao assunto abordado.
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Utilizar todas
as ferramentas possíveis para melhor ajudar os alunos, exemplificando com
algo palpável, sempre que possível, para que aos poucos eles internalizem os
conhecimentos adquiridos, através dos exemplos apresentados.
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Ritmos
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Respeitar o ritmo de aprender de cada aluno,
considerando as experiências trazidas por cada um nesse aspecto.
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Ter uma atividade extra para alunos que são mais
rápidos, para que, dessa forma eles não fiquem “entediados” enquanto esperam
que os outros mais lentos terminem as tarefas.
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