UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTA
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE
EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA – EaD
Estágio
de Ensino Fundamental
Marcia
Paz Dellamora
Itaqui,
2014
Marcia
Paz Dellamora
Artigo sobre Prática Docente II
apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPel/UAB, como requisito à
conclusão do Estágio Supervisionado de Marcia Paz Dellamora.
Supervisor de Estágio CLPD:
Lilian Lorenzato
Supervisor de Estágio Escola:
Perla Cabral
Itaqui-
RS
Equipe docente responsável:
Brunari Meichtry
Juliandra
Sanchotene
Débora Pinheiro
Luçaires
Gonçalves
Adriane Arriada
Resumo
O
presente artigo imprime o conceito e as características no campo do ensino fundamental
mencionando as minhas percepções durante o desenvolvimento do estágio de
pratica docente realizado na escola Especial Bem-Me-Quer, desenvolvido na turma
de Ensino Fundamental Etapa II, Turma A, com alunos entre 10 a 13 anos,
trabalho esse fruto da teoria adquirida no decorrer do curso e da respectiva
pratica pedagógica.
O texto fará referencias da postura do docente diante do processo de
ensino aprendizagem valorizando o meio em que o aluno esta inserido e o tempo
de aprender que cada um possui, considerando uma aprendizagem significativa.
Introdução
A construção do
presente relatório tem por objetivo de forma organizada apresentar as
experiências vivenciadas no estagio de educação infantil o mesmo aponta os
seguintes aspectos:
Etapa de ensino: Mencionando
os conceitos referentes a essa etapa e a realidade percebida na escola Especial
Bem-Me-Quer.
Aprendizagem dos
alunos: avaliando a diferença de ritmos entre os alunos e a bagagem de vida que
trazem consigo, é de suma importância considerar a diversidade de estratégias
pensando no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Considerando o aprendizado acadêmico, saindo
assim da teoria para a pratica docente, valorizando a leitura de mundo dos
sujeitos e o meio no qual ele está inserido , o material concreto e as
brincadeiras lúdicas procurando desenvolver estratégias que proporcionem o
letramento dos sujeitos envolvidos no processo.
A relação da
aprendizagem com a realidade concreta: Percebendo
as dificuldades encontradas foi necessário adotar uma postura de constante
aprendizagem.
Potencializando a
aprendizagem: Fazendo uso da
diversidade de atividades, buscando com que a rotina em sala de aula se
tornasse mais atrativa e interessante, estimulando a integração e o interesse
na construção do raciocínio lógico do educando.
Recursos disponíveis
na escola: A escola conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar oferecendo
apoio ao desenvolvimento do
aluno o qual vai somar ao trabalho pedagógico.
Desenvolvimento
Etapa de ensino
A escola parceira
Bem-Me-Quer possui um diferencial por tratar-se de uma escola especial, pois a
sua finalidade básica consiste em defender os direitos das pessoas portadoras
de deficiência bem como apoiar as famílias e oferecer atendimento especializado
técnico e pedagógico, visando oferecer formas alternativas de educação escolar
com currículos e programas adaptados e funcionais buscando desenvolver
integralmente os seus educandos.
Considerando a
realidade da escola parceira e o nível de ensino do estagio foi necessário
construir um planejamento com atividades pedagógicas coerentes com esta realidade,
sendo necessário considerar a especificidade da turma e fazer uso da
flexibilidade, mas sem perder o rumo dos objetivos que se deseja alcançar.
O estagio foi
desenvolvido na Etapa II do ensino Fundamental, sendo essencial no
desenvolvimento desse processo considerar a leitura de mundo dos educandos
fazendo uso do lúdico no desenvolvimento da imaginação e na liberação da
capacidade criadora dos alunos, trabalhando com materiais concretos para o
manuseio e exploração proporcionando desta forma alcançar a compreensão das
atividades. Ao fazer uso dessa estratégia cria-se a possibilidade de integrar a
turma, considerando as diferentes necessidades dos alunos. Pensando dessa forma
foi feito com que o planejamento viesse de maneira responsável ao encontro da realidade
dos alunos e considerando essa realidade é necessária a retomada, revisando os
conteúdos trabalhados, reforçando seguidamente o que já foi visto
anteriormente.
O uso diversificado
dos recursos como: jogos pedagógicos, musica, historias infantis, dança, rodas cantadas,
folhas xerocadas, atividades no caderno e de letramento, possibilitaram aos
educandos aprender de maneira prazerosa interagindo com os colegas e aceitando
as regras pré-estabelecidas, pois através das brincadeiras e jogos, eles
estão se desenvolvendo e aprendendo, tanto nos aspectos pedagógicos
como sociais.
Considerando
que cada aluno tem uma forma de aprender e de construir o seu
conhecimento e tendo como ponto fundamental o meio ao qual ele está
inserido e que cada criança aprende de acordo com o seu ritmo, foi necessário
adotar uma postura docente problematizadora e mediadora diante da matriz
curricular e da realidade da escola, que tem como objetivo desenvolver
integralmente o aluno fazendo o uso de um currículo com programas adaptados a
realidade da escola.
Avaliando a
ação entre a realidade e os programas propostos é necessário o uso de uma
pratica pedagógica flexível e adaptada às características e necessidades dos
alunos, buscando o desenvolvimento de competências, habilidades e
potencialidades para conviver em sociedade.
Aprendizagem dos alunos
Um fator determinante
na aprendizagem dos alunos é a percepção de que a mesma é um processo
continuo construído de acordo com o ritmo de cada um, devendo ser estimulado
por uma escola acolhedora e mediado através de praticas pedagógicas
construtivas, que considera o educando como sujeito capaz de construir o seu
conhecimento e que venham ao encontro da realidade do aluno.
A partir da
observação direta e constante dos alunos, possibilitou a avaliação da
aprendizagem dos mesmos, sendo necessário fazer uso de uma postura que
destacasse as suas potencialidades como forma de superar as dificuldades
encontradas em suas limitações, ao invés de enquadra-lo como incapaz de
aprender. “Entre os profissionais de classe especiais, perdeu-se o espaço de
piedade, de superproteção, às vezes quase maternal, abrindo uma nova
perpesctiva: a de olhar o aluno como aprendente.”( Neusa
Hickel,1991)
Torna-se importante
nesse processo de ensino aprendizagem considerar a leitura de mundo do sujeito
e o
letramento vivenciado pelos mesmos fora da instituição escolar e fazer a relação
dos conteúdos com o meio social em que o aluno vive, para que o mesmo
desenvolva uma aprendizagem significativa.
Todo planejamento partiu dos
conteúdos que viessem a contemplar a bagagem cultural singular dos alunos, para
tornar o ensino aprendizagem significativo para os mesmos.
A relação da aprendizagem com a realidade concreta
Percebendo as
dificuldades encontradas foi necessário adotar uma postura de constante aprendizagem,
buscando evoluir de acordo com as necessidades dos alunos, sendo
indispensável a troca de experiências e suporte de outros profissionais.
Diante das limitações
como docente tornou-se necessário um estudo mais especifico a respeito da
realidade de cada aluno, estudando na sua singularidade, buscando assim
oferecer meios diferenciados a cada sujeito, para que esse trabalho se
efetivasse foi necessário buscar um constante apoio junto a equipe
multidisciplinar, que da suporte a escola. “Estudar é desocultar, é ganhar a
compreensão mais exata do objeto, é perceber a sua relações com outros objetos”.
(Freire. Primeira Carta, 1997)
Potencializando a aprendizagem
Pensando em uma
proposta pedagógica que desenvolva integralmente o educando, através de
propostas funcionais que visam desenvolver crianças e adolescentes,
garantido-lhes acesso, permanecia e êxito na escola e no convívio em sociedade
foi necessário desenvolver um trabalho que buscasse promover uma aprendizagem
significativa e que se efetivasse na vida do aluno, para que esse processo se
potencializasse foram desenvolvidos programas com atividades nas áreas de
educação física e artes, paralelamente as atividades pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula.
A fim de
potencializar a aprendizagem uma das estratégias, foi à diversidade de atividades,
buscando com que a rotina em sala de aula se tornasse mais atrativa e interessante,
estimulando a integração da turma e o interesse na construção do raciocínio
lógico do educando.
Visando o aluno em
sua totalidade existiu a preocupação em relação à preservação da saúde do
mesmo, encaminhando-o, quando necessário ao técnico especifico, pois cada profissional tem seus
limites, cabe ao professor saber os seus limites e encaminhar o eduando aos profissionais
competentes para que os mesmos posam realizar a intervenção correta e
necessária nas situações vivenciadas na escola.
Recursos disponíveis na escola
A escola conta com o
apoio de uma equipe multidisciplinar constituída por: neurologista, assistente
social, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudióloga, equipe essa que oferece
suporte ao desenvolvimento integral do aluno e consequentemente vem
somar junto ao trabalho pedagógico.
Durante o
desenvolvimento do estagio ocorreu a continuidade dos atendimentos da equipe
multidisciplinar sempre que solicitado, a mesma deu apoio fortalecendo assim o
desenvolvimento da pratica como docente.
No decorrer do
estagio foi de grande valia o suporte oferecido pelos segmentos da escola: direção,
supervisão, orientação, parceria esta firmada, que foi fundamental para o
bom desenvolvimento do estagio e para a superação dos desafios encontrados no
decorrer do mesmo.
Acredito que todo o suporte
oferecido pela escola parceira, sempre que necessário, foi explorado sendo
fundamental para que tudo transcorresse de modo tranquilo e positivo no
decorrer da pratica pedagógica no estagio.
Considerações finais
O resultado positivo
do estagio se obteve devido a solida parceria realizada com a escola e a
colega estagiaria no qual vivenciamos experiências inovadoras, contribuindo
para nossa formação pessoal e profissional.
Compreendendo a
importância de o docente estar em constante aprimoramento repensando e
transformando a sua pratica conforme as necessidades dos educandos, e buscando
integrar-se com o meio fazendo uso dos recursos disponíveis para aprimorar a
sua metodologia.
Houve um aprendizado único e
extremamente significativo durante o estagio, pois este foi o momento de
colocarmos em pratica a teoria acadêmica adquirida e desenvolvida ate aqui.
Referências bibliográficas
AUSUBEL, David. Aprendizagem
significativa.Revista Nova Escola.Ed.248, 2011,
AZENHA,
Maria da Graça, Construtivismo. 128 págs., Ed. Ática,
FERREIRO,
Emilia. Cultura Escrita e Educação 179 págs.,
Ed. Artmed,
FREIRE, Paulo. Professora sim Tia
Não. Editora Olho D' Água, 1997.
FREIRE, P. A
importância do ato de ler. Jn- Col. Polemicas do nosso tempo, Editora Cortez,
São Paulo, 1985.
FREIRE, Paulo.
Primeira carta. Editora
Olho d´Água, 1997.
HICKEI, Neusa. A
inteligência é um processo e não um dom. Fica-se inteligente porque se aprende,Revista
Paixao de Aprender, Ano I. Nº I. Secretaria Municipal de Educação.Porto Alegre,1991.
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