sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Estágio de Ensino Fundamental


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EaD


Estágio de Ensino Fundamental

Marcia Paz Dellamora




Itaqui, 2014






Marcia Paz Dellamora






Artigo sobre Prática Docente II apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPel/UAB, como requisito à conclusão do Estágio Supervisionado de Marcia Paz Dellamora.



Supervisor de Estágio CLPD: Lilian Lorenzato
Supervisor de Estágio Escola: Perla Cabral




Itaqui- RS

















             Equipe docente responsável:
Brunari Meichtry
Juliandra Sanchotene
Débora Pinheiro
Luçaires Gonçalves
Adriane Arriada
Resumo
O presente artigo imprime o conceito e as características no campo do ensino fundamental mencionando as minhas percepções durante o desenvolvimento do estágio de pratica docente realizado na escola Especial Bem-Me-Quer, desenvolvido na turma de Ensino Fundamental Etapa II, Turma A, com alunos entre 10 a 13 anos, trabalho esse fruto da teoria adquirida no decorrer do curso e da respectiva pratica pedagógica.
O texto fará referencias da postura do docente diante do processo de ensino aprendizagem valorizando o meio em que o aluno esta inserido e o tempo de aprender que cada um possui, considerando uma aprendizagem significativa.


















Introdução
A construção do presente relatório tem por objetivo de forma organizada apresentar as experiências vivenciadas no estagio de educação infantil o mesmo aponta os seguintes aspectos:
Etapa de ensino: Mencionando os conceitos referentes a essa etapa e a realidade percebida na escola Especial Bem-Me-Quer.
Aprendizagem dos alunos: avaliando a diferença de ritmos entre os alunos e a bagagem de vida que trazem consigo, é de suma importância considerar a diversidade de estratégias pensando no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Considerando o aprendizado acadêmico, saindo assim da teoria para a pratica docente, valorizando a leitura de mundo dos sujeitos e o meio no qual ele está inserido , o material concreto e as brincadeiras lúdicas procurando desenvolver estratégias que proporcionem o letramento dos sujeitos envolvidos no processo.
A relação da aprendizagem com a realidade concreta: Percebendo as dificuldades encontradas foi necessário adotar uma postura de constante aprendizagem.
Potencializando a aprendizagem: Fazendo uso da diversidade de  atividades, buscando com que a rotina em sala de aula se tornasse mais atrativa e interessante, estimulando a integração e o interesse na construção do raciocínio lógico do educando.
Recursos disponíveis na escola: A escola conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar oferecendo apoio ao desenvolvimento do aluno  o qual vai somar ao trabalho pedagógico.




Desenvolvimento
Etapa de ensino
A escola parceira Bem-Me-Quer possui um diferencial por tratar-se de uma escola especial, pois a sua finalidade básica consiste em defender os direitos das pessoas portadoras de deficiência bem como apoiar as famílias e oferecer atendimento especializado técnico e pedagógico, visando oferecer formas alternativas de educação escolar com currículos e programas adaptados e funcionais buscando desenvolver integralmente os seus educandos.
Considerando a realidade da escola parceira e o nível de ensino do estagio foi necessário construir um planejamento com atividades pedagógicas coerentes com esta realidade, sendo necessário considerar a especificidade da turma e fazer uso da flexibilidade, mas sem perder o rumo dos objetivos que se deseja alcançar.
O estagio foi desenvolvido na Etapa II do ensino Fundamental, sendo essencial no desenvolvimento desse processo considerar a leitura de mundo dos educandos fazendo uso do lúdico no desenvolvimento da imaginação e na liberação da capacidade criadora dos alunos, trabalhando com materiais concretos para o manuseio e exploração proporcionando desta forma alcançar a compreensão das atividades. Ao fazer uso dessa estratégia cria-se a possibilidade de integrar a turma, considerando as diferentes necessidades dos alunos. Pensando dessa forma foi feito com que o planejamento viesse de maneira responsável ao encontro da realidade dos alunos e considerando essa realidade é necessária a retomada, revisando os conteúdos trabalhados, reforçando seguidamente o que já foi visto anteriormente.
O uso diversificado dos recursos como: jogos pedagógicos, musica, historias infantis, dança, rodas cantadas, folhas xerocadas, atividades no caderno e de letramento, possibilitaram aos educandos aprender de maneira prazerosa interagindo com os colegas e aceitando as regras pré-estabelecidas, pois através das brincadeiras e jogos, eles estão  se desenvolvendo e aprendendo, tanto nos aspectos pedagógicos como  sociais.
Considerando que  cada aluno tem uma forma de aprender e de construir o seu conhecimento e tendo como ponto fundamental  o meio ao qual ele está inserido e que cada criança aprende de acordo com o seu ritmo, foi necessário adotar uma postura docente problematizadora e mediadora diante da matriz curricular e da realidade da escola, que tem como objetivo desenvolver integralmente o aluno fazendo o uso de um currículo com programas adaptados a realidade da escola.
Avaliando  a ação entre a realidade e os programas propostos é necessário o uso de uma pratica pedagógica flexível e adaptada às características e necessidades dos alunos, buscando o desenvolvimento de competências,  habilidades e potencialidades para conviver em sociedade.




Aprendizagem dos alunos
Um fator determinante na aprendizagem dos alunos é a percepção de  que a mesma é um processo continuo construído de acordo com o ritmo de cada um, devendo ser estimulado por uma escola acolhedora e mediado através de praticas pedagógicas construtivas, que considera o educando como sujeito capaz de construir o seu conhecimento  e que venham ao encontro da realidade do aluno.
A partir da observação direta e constante dos alunos, possibilitou a avaliação da aprendizagem dos mesmos, sendo necessário fazer uso de uma postura que destacasse as suas potencialidades como forma de superar as dificuldades encontradas em suas limitações, ao invés de enquadra-lo como incapaz de aprender. “Entre os profissionais de classe especiais, perdeu-se o espaço de piedade, de superproteção, às vezes quase maternal, abrindo uma nova perpesctiva: a de olhar o aluno como aprendente.”( Neusa Hickel,1991)
Torna-se importante nesse processo de ensino aprendizagem considerar a leitura de mundo do sujeito e o letramento vivenciado pelos mesmos fora da instituição escolar e fazer a relação dos conteúdos com o meio social em que o aluno vive, para que o mesmo desenvolva uma aprendizagem significativa.
Todo planejamento partiu dos conteúdos que viessem a contemplar a bagagem cultural singular dos alunos, para tornar o ensino aprendizagem significativo para os mesmos.

















A relação da aprendizagem com a realidade concreta
Percebendo as dificuldades encontradas foi necessário adotar uma postura de constante aprendizagem, buscando evoluir de acordo com as necessidades dos alunos, sendo indispensável  a troca de experiências e suporte de outros profissionais.
Diante das limitações como docente tornou-se necessário um estudo mais especifico a respeito da realidade de cada aluno, estudando na sua singularidade, buscando assim oferecer meios diferenciados a cada sujeito, para que esse trabalho se efetivasse foi necessário buscar um constante apoio junto a equipe multidisciplinar, que da suporte a escola. “Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber a sua relações com outros objetos”. (Freire. Primeira Carta, 1997)






















Potencializando a aprendizagem
Pensando em uma proposta pedagógica que desenvolva integralmente o educando, através de propostas funcionais que visam desenvolver crianças e adolescentes, garantido-lhes acesso, permanecia e êxito na escola e no convívio em sociedade foi necessário desenvolver um trabalho que buscasse promover uma aprendizagem significativa e que se efetivasse na vida do aluno, para que esse processo se potencializasse foram desenvolvidos programas com atividades nas áreas de educação física e  artes, paralelamente as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
A fim de potencializar a aprendizagem uma das estratégias, foi à diversidade de  atividades, buscando com que a rotina em sala de aula se tornasse mais atrativa e interessante, estimulando a integração da turma e o interesse na construção do raciocínio lógico do educando.
Visando o aluno em sua totalidade existiu a preocupação em relação à preservação da saúde do mesmo, encaminhando-o, quando necessário ao técnico especifico, pois cada profissional tem seus limites, cabe ao professor saber os seus limites e encaminhar o eduando aos profissionais competentes para que os mesmos posam realizar a intervenção correta e necessária nas situações vivenciadas na escola. 


















Recursos disponíveis na escola
A escola conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar constituída por: neurologista, assistente social, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudióloga, equipe essa que oferece suporte ao desenvolvimento integral do aluno  e consequentemente vem  somar junto ao trabalho  pedagógico.
Durante o desenvolvimento do estagio ocorreu a continuidade dos atendimentos da equipe multidisciplinar sempre que solicitado, a mesma deu apoio fortalecendo assim o desenvolvimento da pratica como docente.
No decorrer do estagio foi de grande valia o suporte oferecido pelos segmentos da escola: direção, supervisão, orientação, parceria  esta firmada, que foi fundamental para o bom desenvolvimento do estagio e para a superação dos desafios encontrados no decorrer do mesmo.
Acredito que todo o suporte oferecido pela escola parceira, sempre que necessário, foi explorado sendo fundamental para que tudo transcorresse de modo tranquilo e positivo no decorrer da pratica pedagógica no estagio.


















Considerações finais
O resultado positivo do estagio se obteve  devido a solida parceria realizada com a escola e a colega estagiaria no qual vivenciamos experiências inovadoras, contribuindo para nossa formação pessoal e profissional.
Compreendendo a importância de o docente estar em constante aprimoramento repensando e transformando a sua pratica conforme as necessidades dos educandos, e buscando integrar-se com o meio fazendo uso dos recursos disponíveis para aprimorar a sua metodologia.
Houve um aprendizado único e extremamente significativo durante o estagio, pois este foi o momento de colocarmos em pratica a teoria acadêmica adquirida e desenvolvida ate aqui. 




















Referências bibliográficas
AUSUBEL, David. Aprendizagem significativa.Revista Nova Escola.Ed.248, 2011,
AZENHA, Maria da Graça, Construtivismo. 128 págs., Ed. Ática,
FERREIRO, Emilia. Cultura Escrita e Educação 179 págs., Ed. Artmed,
FREIRE, Paulo. Professora sim Tia Não. Editora Olho D' Água, 1997.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. Jn- Col. Polemicas do nosso tempo, Editora Cortez, São Paulo, 1985.
FREIRE, Paulo. Primeira carta. Editora Olho d´Água, 1997.

HICKEI,  Neusa. A inteligência é um processo e não um dom. Fica-se inteligente porque se aprende,Revista Paixao de Aprender, Ano I. Nº I. Secretaria Municipal de Educação.Porto Alegre,1991.
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