quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estágio de Ensino Fundamental

 




UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EaD




Estágio de Ensino Fundamental



Eliana Vargas dos Santos








                                                        Itaqui, 2014
Eliana Vargas dos Santos






Artigo sobre Prática Docente II apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPel/UAB, como requisito à conclusão do Estágio Supervisionado de Eliana Vargas dos Santos.




Supervisor de Estágio CLPD: Lilian Lorenzato
Supervisor de Estágio Escola: Perla Cabral










Itaqui- RS






















             Equipe docente responsável:
Brunari Meichtry
Juliandra Sanchotene
Débora Pinheiro
Luçaires Gonçalves
Adriane Arriada



Introdução


Este artigo tem por objetivo descrever a pratica docente vivenciada durante o estagio no ensino fundamental enfatizando os seguintes aspectos.
Apontando a instituição de ensino Escola Especial Bem-Me-Quer onde foi desenvolvida a prática pedagógica .
Houve situações de aprendizagem e não aprendizagem dos educandos, durante o período de estagio,  estas situações foram sanadas através de atividades lúdicas e o reforço de conteúdos.
Considerou-se o aprendizado acadêmico, saindo assim da teoria para a pratica docente, valorizando a leitura de mundo dos sujeitos o meio , o material concreto e as brincadeiras lúdicas e o letramento.
A aprendizagem foi avaliada através da observação direta e constante da professora onde o ensino foi realizado considerando o ritmo singular dos indivíduos, também sendo realizado a repetição de conteúdos para atingir os objetivos propostos.
Para desenvolver conteúdos e atingir os objetivos propostos e para o bom desempenho do estagio no ensino fundamental  foi fundamental contar com a parceria da escola.














Desenvolvimento
O ensino fundamental na escola parceira Bem-Me-Quer tem por objetivo a formação integral dos alunos através de planos de estudos funcionais adaptados e complementados de acordo com as necessidades e peculiaridades dos educandos, contemplando a auto estima do aluno e atitudes adequadas no convívio social.
A turma possui um diferencial por se tratar de  uma escola especial, é heterogênea ,  composta por alunos com deficiência mental múltipla , cada educando tem um ritmo de aprendizagem singular onde deve ser considerado que cada um tem o seu tempo de aprender.
O planejamento das atividades pedagógicas teve como fonte principal a matriz curricular e o PPP, considerando e respeitando o meio ao qual o educando esta inserido e principalmente sua leitura de mundo para que a pratica pedagógica caminhasse junto com a realidade o meio ao qual os sujeitos estão inseridos e venham desta forma adaptar-se a rotina proposta em sala de aula, tornando a pratica prazerosa, onde o professor esta sinalizando limites dentro da sala de aula, para sua formação social como indivíduos que farão parte do convívio social.
Os conteúdos foram retomados varias vezes para sanar as dificuldades observadas no desenvolvimento da pratica pedagógica. De acordo com Libâneo(1994):
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão é adequação no decorrer do processo de ensino”. (Libâneo, 1994)
O planejamento é flexível, abrindo assim um leque maior para que o ensino-aprendizagem aconteça considerando o bem estar do educando focando o sujeito como o centro principal do processo.
Devemos considerar que dentro da heterogeneidade da turma, cada aluno tem uma maneira de aprender e um ritmo singular de reproduzir este aprendizado, onde também deve ser considerado, pois de maneira direta ou indireta o mesmo cedo ou tarde ira reproduzir em sala de aula. O professor considerando estes aspectos o mesmo deve ofertar um aprender de maneira diversificada usando estratégias lúdicas e material concreto para assim atingir os objetivos que deseja alcançar com seus alunos. Segundo Piaget “O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico.”
Segundo Paulo Freire  2- (Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura- Campinas, novembro de 1981) “ O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim, implica na relação que eu tenho com esse mundo”.
Devemos valorizar  a leitura de mundo dos sujeitos e o meio ao qual fazem parte:no convívio familiar , na comunidade e  na escola ,  o sujeito vai formando o seu intelecto aos poucos , interagindo com o mundo tornando-se cada vez mais autônomo, construindo e buscando o conhecimento dentro do seu ritmo, seu interesse, suas necessidades e possibilidades. Nesta concepção o educador é visto como um mediador entre o que o educando esta realmente pronto para aprender e as experiências que irão compor o ambiente educativo da instituição por ela frequentada.
Na pratica docente o professor deve ter a convicção de que o ensino aprendizagem é um processo contínuo , a curto, médio e a longo prazo e para  que tudo transcorra de maneira positiva é necessário haver um trabalho em equipe  de escola e família isto é importante para que a aprendizagem aconteça. Dentro das possibilidades foram atingidos os objetivos propostos, pois o Ensino aprendizagem na Educação Especial acontece a curto, médio e longo prazo, pois existem limitações e ritmos descompassados da aprendizagem que precisam ser considerados e valorizados e as atividades desenvolvidas superando e reforçando as singularidades dos sujeitos.
O trabalho família\escola é uma constante na escola Bem-Me-Quer por se tratar de uma escola especial. E quando não se obtém retorno busca-se alternativas imediatas para que  a família venha junto com a escola perseguir o mesmo objetivo, onde muitas vezes é necessária a intervenção da assistente social e da psicóloga para que as coisas transcorram da melhor maneira possível para o melhor desenvolvimento do aluno.
De acordo com o PPP e a matriz curricular os conteúdos trabalhados estão inseridos dentro dos programas  propostos, os professores desenvolvem uma prática pedagógica flexível e adaptada às características e conhecimentos dos alunos, de acordo com as peculiaridades de cada um e são complementadas com o atendimento da equipe multidisciplinar (neurologista, assistente social, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudióloga ) buscando assim todos os meios possíveis para o melhor desempenho dos mesmos, respeitando seus limites e intervindo na sua superação.
Ressalvamos que é fundamental o professor saber as características gerais da turma, pois quanto mais informações tiver melhor,isso ira contribuir para que a pratica docente seja desenvolvida de maneira responsável, pois isso ira determinar o seu planejamento considerando o ritmo próprio de cada criança estabelecendo uma pratica relevante ofertando a seus alunos atividades que favoreçam o seu desenvolvimento no todo, proporcionando um aprender relacionado com sua leitura de mundo, construindo assim a sua aprendizagem e também considerando o letramento vivenciado pelos mesmos fora da instituição escolar, e que de forma direta e indireta ira refletir no seu processo singular e geral de ensino aprendizagem, junto com isso a avaliação ocorre de maneira direta e constante tendo como finalidade ir sanando as dificuldades observadas no decorrer da pratica pedagógica, buscando assim sanar as dificuldades  percebidas, sendo assim poderá ser feita a intervenção para que os objetivos sejam alcançados com os educandos.
Houve um esforço diário e constante para sanar as dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades, fazendo uso de material concreto , atividades lúdicas e o retomada de conteúdos.
Durante o período de observação foi constatado  dificuldades  e interesses  da turma, levando em consideração para a pratica pedagógica, com intuito de atingir plenamente os objetivos previstos, sendo assim foram realizadas atividades diferenciadas que contemplassem as necessidades da turma.
Quando necessário procurei ajuda da psicóloga e da assistente social buscando estabilizar situações atípicas que aconteceram no decorrer da pratica pedagógica,  para que não interferissem  e comprometessem a aprendizagem dos educandos.





















Considerações Finais

Merece destaque a parceria firmada com a Escola Especial Bem-Me-Quer , e juntamente com a professora parceira, isto foi importante para que tudo transcorresse tranquilamente durante o estagio.
A turma é heterogênea , onde os conteúdos foram desenvolvidos, respeitando o ritmo de aprendizagem  de cada aluno, usando bastante o material concreto , jogos pedagógicos  e brincadeiras lúdicas, para tornar a aprendizagem prazerosa.
Para que o estagio ocorresse de maneira tranquilo é importante evidenciar que a parceria firmada desde o inicio do curso foi fundamental para que tudo tenha transcorrido de maneira tranquila , tornando assim a pratica pedagógica um grande aprendizado sendo aplicado com base solida de conhecimento da realidade e do meio do qual os sujeitos fazem parte.
É necessário relatar que situações atípicas ocorreram mas tudo foi resolvido juntamente com a equipe técnica, psicóloga e assistente social, o que é normal ocorrer em sala de aula.
A base teórica foi fundamental para atingirmos os objetivos propostos  durante o estagio e momento de colocarmos em pratica a teoria considerando e evidenciando  o sujeito , o meio, o entorno , a sua leitura de mundo e principalmente o letramento e juntamente com o uso de materiais concretos , jogos pedagógicos ,brincadeiras lúdicas, e também usando da flexibilidade que o planejamento permite dentro das necessidade da realidade da turma.
Consideravelmente esse estágio proporcionou-me observar e explorar o ambiente onde foi desenvolvido o trabalho, oferecendo-me condições para planejar e direcionar atividades que envolvessem  o aluno como agente ativo do processo ensino aprendizagem, estabelecendo vínculos afetivos a fim de que as crianças tivessem condições de expressarem seus sentimentos e ideias com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.











Referencias Bibliográficas:
PIAGET,J.A formação do símbolo na criança:imitação,jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FREIRE,P. A importância do ato de ler . In__________ Col. Polemicas do nosso tempo, Editora Cortez, São Paulo, 1985.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática.São Paulo: Cortez,1994 (Coleção magistério 2ºGrau Serie formação do professor).
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