UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EaD
Estágio de Ensino Fundamental
Eliana Vargas dos Santos
Itaqui,
2014
Eliana Vargas dos Santos
Artigo sobre Prática Docente II apresentado ao
Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPel/UAB, como requisito à conclusão do
Estágio Supervisionado de Eliana Vargas dos Santos.
Supervisor de Estágio CLPD: Lilian Lorenzato
Supervisor de Estágio Escola: Perla Cabral
Itaqui- RS
Equipe docente responsável:
Brunari Meichtry
Juliandra Sanchotene
Débora Pinheiro
Luçaires Gonçalves
Adriane Arriada
Introdução
Este
artigo tem por objetivo descrever a pratica docente vivenciada durante o
estagio no ensino fundamental enfatizando os seguintes aspectos.
Apontando
a instituição de ensino Escola Especial Bem-Me-Quer onde foi desenvolvida a
prática pedagógica .
Houve
situações de aprendizagem e não aprendizagem dos educandos, durante o período
de estagio, estas situações foram
sanadas através de atividades lúdicas e o reforço de conteúdos.
Considerou-se
o aprendizado acadêmico, saindo assim da teoria para a pratica docente,
valorizando a leitura de mundo dos sujeitos o meio , o material concreto e as
brincadeiras lúdicas e o letramento.
A
aprendizagem foi avaliada através da observação direta e constante da
professora onde o ensino foi realizado considerando o ritmo singular dos
indivíduos, também sendo realizado a repetição de conteúdos para atingir os
objetivos propostos.
Para
desenvolver conteúdos e atingir os objetivos propostos e para o bom desempenho
do estagio no ensino fundamental foi
fundamental contar com a parceria da escola.
Desenvolvimento
O
ensino fundamental na escola parceira Bem-Me-Quer tem por objetivo a formação
integral dos alunos através de planos de estudos funcionais adaptados e complementados
de acordo com as necessidades e peculiaridades dos educandos, contemplando a
auto estima do aluno e atitudes adequadas no convívio social.
A
turma possui um diferencial por se tratar de uma escola especial, é
heterogênea , composta por alunos com
deficiência mental múltipla , cada educando tem um ritmo de aprendizagem
singular onde deve ser considerado que cada um tem o seu tempo de aprender.
O
planejamento das atividades pedagógicas teve como fonte principal a matriz curricular
e o PPP, considerando e respeitando o meio ao qual o educando esta inserido e
principalmente sua leitura de mundo para que a pratica pedagógica caminhasse
junto com a realidade o meio ao qual os sujeitos estão inseridos e venham desta
forma adaptar-se a rotina proposta em sala de aula, tornando a pratica
prazerosa, onde o professor esta sinalizando limites dentro da sala de aula,
para sua formação social como indivíduos que farão parte do convívio social.
Os
conteúdos foram retomados varias vezes para sanar as dificuldades observadas no
desenvolvimento da pratica pedagógica. De acordo com Libâneo(1994):
“O
planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das
atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos
propostos, quanto a sua revisão é adequação no decorrer do processo de ensino”.
(Libâneo, 1994)
O
planejamento é flexível, abrindo assim um leque maior para que o
ensino-aprendizagem aconteça considerando o bem estar do educando focando o
sujeito como o centro principal do processo.
Devemos
considerar que dentro da heterogeneidade da turma, cada aluno tem uma maneira
de aprender e um ritmo singular de reproduzir este aprendizado, onde também
deve ser considerado, pois de maneira direta ou indireta o mesmo cedo ou tarde
ira reproduzir em sala de aula. O professor considerando estes aspectos o mesmo
deve ofertar um aprender de maneira diversificada usando estratégias lúdicas e
material concreto para assim atingir os objetivos que deseja alcançar com seus
alunos. Segundo Piaget “O desenvolvimento
da criança acontece através do lúdico.”
Segundo
Paulo Freire 2- (Abertura do Congresso
Brasileiro de Leitura- Campinas, novembro de 1981) “ O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim,
implica na relação que eu tenho com esse mundo”.
Devemos
valorizar a leitura de mundo dos
sujeitos e o meio ao qual fazem parte:no convívio familiar , na comunidade e na escola , o sujeito vai formando o seu intelecto aos
poucos , interagindo com o mundo tornando-se cada vez mais autônomo,
construindo e buscando o conhecimento dentro do seu ritmo, seu interesse, suas
necessidades e possibilidades. Nesta concepção o educador é visto como um
mediador entre o que o educando esta realmente pronto para aprender e as
experiências que irão compor o ambiente educativo da instituição por ela
frequentada.
Na
pratica docente o professor deve ter a convicção de que o ensino aprendizagem é
um processo contínuo , a curto, médio e a longo prazo e para que tudo transcorra de maneira positiva é
necessário haver um trabalho em equipe
de escola e família isto é importante para que a aprendizagem aconteça.
Dentro das possibilidades foram atingidos os objetivos propostos, pois o Ensino
aprendizagem na Educação Especial acontece a curto, médio e longo prazo, pois
existem limitações e ritmos descompassados da aprendizagem que precisam ser
considerados e valorizados e as atividades desenvolvidas superando e reforçando
as singularidades dos sujeitos.
O
trabalho família\escola é uma constante na escola Bem-Me-Quer por se tratar de
uma escola especial. E quando não se obtém retorno busca-se alternativas
imediatas para que a família venha junto
com a escola perseguir o mesmo objetivo, onde muitas vezes é necessária a
intervenção da assistente social e da psicóloga para que as coisas transcorram
da melhor maneira possível para o melhor desenvolvimento do aluno.
De
acordo com o PPP e a matriz curricular os conteúdos trabalhados estão inseridos
dentro dos programas propostos, os professores desenvolvem uma prática
pedagógica flexível e adaptada às características e conhecimentos dos alunos,
de acordo com as peculiaridades de cada um e são complementadas com o
atendimento da equipe multidisciplinar (neurologista, assistente social, fisioterapeuta,
psicóloga e fonoaudióloga ) buscando assim todos os meios possíveis para o
melhor desempenho dos mesmos, respeitando seus limites e intervindo na sua
superação.
Ressalvamos
que é fundamental o professor saber as características gerais da turma, pois
quanto mais informações tiver melhor,isso ira contribuir para que a pratica
docente seja desenvolvida de maneira responsável, pois isso ira determinar o
seu planejamento considerando o ritmo próprio de cada criança estabelecendo uma
pratica relevante ofertando a seus alunos atividades que favoreçam o seu
desenvolvimento no todo, proporcionando um aprender relacionado com sua leitura
de mundo, construindo assim a sua aprendizagem e também considerando o
letramento vivenciado pelos mesmos fora da instituição escolar, e que de forma
direta e indireta ira refletir no seu processo singular e geral de ensino
aprendizagem, junto com isso a avaliação ocorre de maneira direta e constante
tendo como finalidade ir sanando as dificuldades observadas no decorrer da pratica
pedagógica, buscando assim sanar as dificuldades percebidas, sendo assim poderá ser feita a
intervenção para que os objetivos sejam alcançados com os educandos.
Houve
um esforço diário e constante para sanar as dificuldades encontradas no
desenvolvimento das atividades, fazendo uso de material concreto , atividades
lúdicas e o retomada de conteúdos.
Durante
o período de observação foi constatado
dificuldades e interesses da turma, levando em consideração para a
pratica pedagógica, com intuito de atingir plenamente os objetivos previstos,
sendo assim foram realizadas atividades diferenciadas que contemplassem as
necessidades da turma.
Quando
necessário procurei ajuda da psicóloga e da assistente social buscando
estabilizar situações atípicas que aconteceram no decorrer da pratica
pedagógica, para que não
interferissem e comprometessem a
aprendizagem dos educandos.
Considerações
Finais
Merece destaque a parceria firmada com a
Escola Especial Bem-Me-Quer , e juntamente com a professora parceira, isto foi
importante para que tudo transcorresse tranquilamente durante o estagio.
A
turma é heterogênea , onde os conteúdos foram desenvolvidos, respeitando o
ritmo de aprendizagem de cada aluno,
usando bastante o material concreto , jogos pedagógicos e brincadeiras lúdicas, para tornar a
aprendizagem prazerosa.
Para
que o estagio ocorresse de maneira tranquilo é importante evidenciar que a
parceria firmada desde o inicio do curso foi fundamental para que tudo tenha
transcorrido de maneira tranquila , tornando assim a pratica pedagógica um
grande aprendizado sendo aplicado com base solida de conhecimento da realidade
e do meio do qual os sujeitos fazem parte.
É
necessário relatar que situações atípicas ocorreram mas tudo foi resolvido
juntamente com a equipe técnica, psicóloga e assistente social, o que é normal
ocorrer em sala de aula.
A
base teórica foi fundamental para atingirmos os objetivos propostos durante o estagio e momento de colocarmos em
pratica a teoria considerando e evidenciando
o sujeito , o meio, o entorno , a sua leitura de mundo e principalmente
o letramento e juntamente com o uso de materiais concretos , jogos pedagógicos
,brincadeiras lúdicas, e também usando da flexibilidade que o planejamento permite
dentro das necessidade da realidade da turma.
Consideravelmente
esse estágio proporcionou-me observar e explorar o ambiente onde foi
desenvolvido o trabalho, oferecendo-me condições para planejar e direcionar
atividades que envolvessem o aluno como
agente ativo do processo ensino aprendizagem, estabelecendo vínculos afetivos a
fim de que as crianças tivessem condições de expressarem seus sentimentos e
ideias com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
Referencias
Bibliográficas:
PIAGET,J.A formação
do símbolo na criança:imitação,jogo e sonho, imagem e representação. Rio de
Janeiro: Zahar, 1978.
FREIRE,P. A
importância do ato de ler . In__________ Col. Polemicas do nosso tempo, Editora
Cortez, São Paulo, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos.
Didática.São Paulo: Cortez,1994 (Coleção magistério 2ºGrau Serie formação do
professor).
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