terça-feira, 5 de agosto de 2014

A experiencia obtida na prática de docência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – E A D



A EXPERIENCIA OBTIDA NA PRÁTICA DE DOCÊNCIA








                           Eleonora da Rosa










Itaqui R.S 2014







                                                     Eleonora da Rosa








A experiência obtida na prática de docência





                                                         Relato de Prática Docente II apresentado ao Curso                                                                       de Licenciatura em Pedagogia- UFPEl/UAB. como                                                                        requisito à conclusão do Estágio Supervisionado
                                                          por Aline Coffi


 
 





Supervisor do Estágio CLPD: Lilian Lorenzato
Supervisor do Estágio Escola: Aline Coffi




Itaqui R.S 2014
























Equipe docente responsável:


Professores a distância: Luçaires Gonçalves e Débora Pinheiro

Professores presenciais: Juliandra Sanchotene e Brunari Meichitry

Professor Formador: Adriane Arriada





Introdução

A seguinte reflexão tem por objetivo de documentar minha experiência vivida nesse tempo de estágio de docência II, onde estar na sala de aula foi muito importante para compreendermos como agir em um primeiro momento observando a vivencia dos alunos na sala de aula, com todos os problemas que podem surgir, onde cada dia é imprevisível ou seja um é diferente do outro.
Foi de extrema importância, a experiência obtida no nosso último estágio de docência, pois ao finalizar mesmo tive cada vez mais certeza que não podia ter sido melhor a profissão que escolhi.

1)Conhecimento e acompanhamento da aprendizagem da turma

Através desse artigo quero apresentar reflexões relativas à reconstrução da prática docente, como professora, pois a prática foi se consolidando a cada dia, através da observação e do conhecimento obtido de cada aluno.
A turma que realizei o estágio de docência é constituída por 10 alunos, é uma turma muito participativa, dinâmicos e executam as atividades com êxito, mas tem 4 alunos que precisam de mais atenção que os outros.
São 2 meninos e 2 meninas, um dos meninos tem conhecimento dos conteúdos, mas se distrai com qualquer coisa e acaba não copiando as atividades, o outro precisa de orientação, por exemplo, ele pergunta onde coloca a data, onde que copia, onde que cola a folha xerocada, mas faz as atividades propostas.
E as meninas, uma delas a dificuldade é comportamento (disciplina), é muito agitada e acaba tumultuando a turma e a outra tem dificuldade para copiar, números e para identificar vogais e consoantes.
Desde as observações feitas na turma, pude perceber quem precisa de ajuda ou não, mas mesmo com esses pequenos detalhes não tive problema para fazer meus planejamentos, a única diferença foi na hora de executar, por em prática os planos, não achei preciso fazer planos diferentes para cada dificuldade existente na sala de aula, mas adaptei na hora de acordo com a necessidade do dia, por exemplo, se percebia que o aluno não estava rendendo com a aula, fazia uso de jogos didáticos de acordo com a aula.
Pois segundo Freire 2002“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

2)           Ações necessárias garantindo a aprendizagem de todos
Ao planejar as aulas pensei nas diferentes realidades existentes na sala de aula para contemplar todos, mas mesmo assim foi preciso fazer muitas mudanças nos planejamentos, pois as mudanças feitas foram necessárias para o andamento da turma e para o aprendizado dos alunos, foram usadas bastante atividades extras, porque a turma era muito rápida nas atividades, e todo aluno que terminasse a atividade primeiro, eu dava uma atividade diferente do que foi planejado para o dia ou dava para eles brincarem com jogos educativos existentes  na sala de aula, e até mesmo os  livros infantis, achei de grande valia fazer uso desses materiais e de atividades extras, pois acredita-se que ajuda muito no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos. (está bem, mas revisa no sentido de apontar de forma mais dinâmica que os alunos acompanhavam bem as atividades e os que iam terminando primeiro, podiam fazer uso de jogos didáticos e ou de construção envolvendo várias áreas e linguagens)


3)           Considerando as diferentes realidades como fiz meus planejamentos.

Os planos de aula feitos para o estágio de docência II, foram trabalhos com diferentes temas, onde era de interesse de todos, trabalhei valores, por exemplo, sobre amizade, onde foi trabalhado na segunda semana, foi dada uma atividade que envolveu todo o grupo, foi lido o livro Lino, que fala sobre amizade e logo após foi feito um crachá  e logo após foi feito a árvore da amizade

Também foi trabalhado musica (por exemplo quando foi trabalhado o alfabeto escutamos a musica o ABCDÁRIO DA XUXA e quando trabalhamos o corpo humano foi a musica (Fui no mercado comprar café), jogos, brincadeiras, pois acredito que dessa forma a criança a aprende também e ao mesmo tempo contempla as diferentes realidades existentes em uma turma.

4)           O meu papel diante as situações de aprendizado e não aprendizagem
O professor não é aquele que fala bonito, que é viciado em leitura e sim é aquele faz uma relação do que leu e o que está acontecendo agora e tentar mostrar aos alunos o que vem a ser certo ou errado.
O professor deve ser um eterno pesquisador, deve ter conhecimento da realidade de seus, pois no momento que tive conhecimento da realidade dos meus alunos foi mais fácil para fazer os meus planos de aula, por exemplo, na sala de aula tem 3 crianças que a mãe abandonou, então evitei de relacionar a mãe como a base de uma família. Acredita-se que o professor tem que saber reconhecer quando não está dando certo ou não seus métodos de ensino e mudar sempre que necessário, respeitando sempre a bagagem de conhecimento trazido de casa ao meio do qual vive  pois segundo Freire 2002“ Ensinar exige respeito  para aos saberes dos educando”.
O bom professor é aquele que busca, procura, indaga e não fica esperando vai atrás de mais informações e principalmente pesquisa tudo que não é do seu conhecimento para depois trazer para o grupo.
O professor tem uma responsabilidade gigante, pois estar no comando de uma turma com tantas diversidades e realidades diferentes não é fácil, pois o professor deve proporcionar um ambiente bom e agradável para que aja a troca de conhecimento aluno x professor, acredita-se que no momento que o professor proporciona aulas de acordo com sua realidade, aulas com brincadeiras e dinâmica a aula torna-se mais agradável e prazerosa.

5)            Como foi relacionado o P.P.P e a matriz curricular nos planejamentos.
6)            Foi dado uma sequência na matriz curricular respeitando sempre o P.P.P, pois nos meus planejamentos foram feitos muitos reajustes, mas sem sair fora do que foi combinado e planejado com a professora titular.

7)          Aprendizagem dos alunos
Durante o estágio de docência me surpreendi pois,  todos os alunos estavam na mesma sintonia a respeito do conteúdo que estava sendo executado, fiz uso de atividades diferentes com os alunos que estavam com dificuldades de copiar do quadro ou com dificuldade de fazer contas de matemática, por exemplo, onde fiz uso de jogos e de uso de tampinhas de garrafa como auxilio, e com os outros alunos segui com o mesmo método dificultando as atividades sempre que necessário, com o objetivo de instigar o aluno a pensar e raciocinar, proporcionando momentos de construção.
8)         Organização e coordenação interferem na aprendizagem dos alunos.
Pude perceber e compreender que uma aula planejada dá mais certo do que uma que não planejamos, acredita-se que coordenação e organização interferem no aprendizado dos alunos, pois teve momentos no estágio que tive que mudar o que estava planejado, por motivo de estar chovendo e não foram todos os alunos, pois senti que a aula daquele dia não rendeu, porque tive que adaptar a aula para aquele momento.
O professor deve manter também a sala de aula o meio dos quais as crianças fazem parte, um ambiente alegre, colorido, fazer bastante uso de cartaz, números, letras, desenho, e o mais importante, sempre fazer em conjunto os cartazes para que as crianças percebem que elas fazem parte do material que está exposto na sala, pois assim dessa maneira eles estarão aprendendo também.
9)          Recursos e possibilidades
Foi de grande valia os recursos existente na escola, quando falo em recursos estou me referindo em projetos que a escola possui, por exemplo mais educação, proporciona momentos de aprendizagem para as crianças, como dança, informática, esporte, também tem um outro projeto que é de uma outra escola, alunos que estão fazendo o politécnico que fazem recreação com as crianças, e no momento que eu fiz os meus planejamentos fiz tudo de acordo com essas atividades, pois cada dia tem uma atividade diferente com grupos de pessoas diferentes, foi de extrema importância esses recursos para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.




                             Conclusão
Enfim, no meu estágio de docência II, me realizei como estudante, pois agora tenho cada vez mais certeza do que quero, e a importância e responsabilidade que um professor tem diante de uma turma e até mesmo da escola.
Estou muito feliz porque o meu estágio foi muito tranquilo, estou realizada, pois consegui por em prática tudo que desejei fazer e melhor ainda tive retorno das crianças.
Só tenho que agradecer, à escola, os professores e funcionários pela atenção e carinho que sempre tiveram comigo, me sentia como se fizesse parte da escola, fui tratada muito bem, tive auxilio toda vez que necessitei, tive um bom convívio com todos os sujeitos que fazem parte da escola e com os alunos também.
As dificuldades que enfrentei e superei e consegui lidar com tantos problemas, tudo dentro da normalidade, por exemplo na sala tem 3 crianças com problemas que a mãe abandonou, e isso refletia muito na sala de aula, eram crianças agitadas e acabava afetando toda a turma, e um outro problema foi de saúde, tive uma crise de amidalite e durante uma semana senti muita dor, mas nunca deixai de ir no estágio e dar a aula como tinha que ser,  pois como já se sabe em uma sala de aula existem muitas diversidades de realidade, onde cabe ao professor se moldar a situação para resolver.
Hoje compreendo melhor e sei de como não é fácil o professor lidar com tantas crianças ao mesmo tempo, cada um com uma necessidade, onde precisam de atenção e carinho quase o tempo todo, e o professor deve estar sempre atento e observar as reações das crianças para poder sanar essas necessidades no tempo certo.
Como já dito em outras reflexões as mudanças feitas nos meus planos foram necessárias, pois acredito que enriqueceu minhas aulas e ajudou no aprendizado das crianças.
Comecei meu estágio com 9 crianças e terminei com 14, isso me atrapalhou um pouquinho, pois cada criança nova que chegava tinha  que inserir nos meus planejamentos, mesmo não conhecendo seu entorno. Mas consegui fazer um belo trabalho, fiz bastante atividades que envolvesse todo o grupo, fiz dinâmicas, e todo o grupo participava.
Sei que às vezes as coisas não saem como a gente planejou, claro que no meu estágio teve dias que as atividades que planejei não saiu como queria, por exemplo teve dias que choveu muito e não foram todas as crianças, mas dias como esse eu sempre tive atividades extra, fiz bastante uso de atividades que não estava no meu planejamento, gosto muito desse método, pois acredito que isso enriquece o aprendizado das crianças usar sempre atividades diferentes, dinâmicas, músicas e brincadeiras.
Enfim como já dito, estou muito feliz, estou realizada com o meu desempenho, estou feliz por ter acrescentado na vida de tantas crianças e levarei comigo cada rostinho, cada atividade, cada música, cada desenho e cada sonho, só tenho que agradecer aos 14 anjos e a professora titular a Aline, por terem feito parte da minha vida e por terem acrescentados nos meus conhecimentos como estudantes.


Referencia bibliográfica:
FREIRE. Paulo; Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa /. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 165 p. (Coleção Leitura) ISBN: 8521902433.



Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário