UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO
BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO
ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA – E A D
A EXPERIENCIA OBTIDA NA
PRÁTICA DE DOCÊNCIA
Eleonora da Rosa
Itaqui
R.S 2014
Eleonora da Rosa
A experiência obtida na prática de docência
Relato de
Prática Docente II apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFPEl/UAB. como requisito à conclusão do Estágio Supervisionado
por Aline Coffi
por Aline Coffi
Supervisor do Estágio CLPD:
Lilian Lorenzato
Supervisor do Estágio
Escola: Aline Coffi
Itaqui
R.S 2014
Equipe docente responsável:
Professores a distância:
Luçaires Gonçalves e Débora Pinheiro
Professores presenciais:
Juliandra Sanchotene e Brunari Meichitry
Professor Formador: Adriane
Arriada
Introdução
A seguinte reflexão tem
por objetivo de documentar minha experiência vivida nesse tempo de estágio de
docência II, onde estar na sala
de aula foi muito importante para compreendermos como agir em um primeiro
momento observando a vivencia dos alunos na sala de aula, com todos os
problemas que podem surgir, onde cada dia é imprevisível ou seja um é diferente
do outro.
Foi de extrema importância, a experiência
obtida no nosso último estágio de docência, pois ao finalizar mesmo tive cada
vez mais certeza que não podia ter sido melhor a profissão que escolhi.
1)Conhecimento e acompanhamento
da aprendizagem da turma
Através
desse artigo quero apresentar reflexões relativas à reconstrução da prática
docente, como professora, pois a prática foi se consolidando a cada dia,
através da observação e do conhecimento obtido de cada aluno.
A
turma que realizei o estágio de docência é constituída por 10 alunos, é uma
turma muito participativa, dinâmicos e executam as atividades com êxito, mas
tem 4 alunos que precisam de mais atenção que os outros.
São
2 meninos e 2 meninas, um dos meninos tem conhecimento dos conteúdos, mas se
distrai com qualquer coisa e acaba não copiando as atividades, o outro precisa
de orientação, por exemplo, ele pergunta onde coloca a data, onde
que copia, onde que cola
a folha xerocada, mas faz as atividades propostas.
E
as meninas, uma delas a dificuldade é comportamento (disciplina), é muito agitada
e acaba tumultuando a turma e a outra tem dificuldade para copiar, números e
para identificar vogais e consoantes.
Desde
as observações feitas na turma, pude perceber quem precisa de ajuda ou não, mas
mesmo com esses pequenos detalhes não tive problema para fazer meus
planejamentos, a única diferença foi na hora de executar, por em prática os
planos, não achei preciso fazer planos diferentes para cada dificuldade
existente na sala de aula, mas adaptei na hora de acordo com a necessidade do
dia, por exemplo, se percebia que o aluno não estava rendendo com a aula, fazia
uso de jogos didáticos de acordo com a aula.
Pois
segundo Freire 2002“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
2)
Ações necessárias garantindo a aprendizagem de
todos
Ao
planejar as aulas pensei nas diferentes realidades existentes na sala de aula
para contemplar todos, mas mesmo assim foi preciso fazer muitas mudanças nos
planejamentos, pois as mudanças feitas foram necessárias para o andamento da
turma e para o aprendizado dos alunos, foram usadas bastante atividades extras, porque a turma era muito
rápida nas atividades, e todo aluno que terminasse a atividade primeiro, eu
dava uma atividade diferente do que foi planejado para o dia ou dava para eles brincarem
com jogos educativos existentes na sala
de aula, e até mesmo os livros infantis,
achei de grande valia fazer uso desses materiais e de atividades extras, pois
acredita-se que ajuda muito no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos. (está
bem, mas revisa no sentido de apontar de forma mais dinâmica que os alunos
acompanhavam bem as atividades e os que iam terminando primeiro, podiam fazer
uso de jogos didáticos e ou de construção envolvendo várias áreas e linguagens)
3)
Considerando as diferentes realidades como
fiz meus planejamentos.
Os
planos de aula feitos para o estágio de docência II, foram trabalhos com diferentes temas, onde era de
interesse de todos, trabalhei valores, por exemplo, sobre amizade, onde foi
trabalhado na segunda semana, foi dada uma atividade que envolveu todo o grupo,
foi lido o livro Lino,
que fala sobre amizade e logo após foi feito um crachá e logo após foi feito a árvore da amizade
Também foi trabalhado musica (por
exemplo quando foi trabalhado o alfabeto escutamos a musica o ABCDÁRIO DA XUXA
e quando trabalhamos o corpo humano foi a musica (Fui no mercado comprar café),
jogos, brincadeiras, pois acredito que dessa forma a criança a aprende também e
ao mesmo tempo contempla as diferentes realidades existentes em uma turma.
4)
O meu papel diante as situações de
aprendizado e não aprendizagem
O
professor não é aquele que fala bonito, que é viciado em leitura e sim é aquele
faz uma relação do que leu e o que está acontecendo agora e tentar mostrar aos
alunos o que vem a ser certo ou errado.
O
professor deve ser um eterno pesquisador, deve ter conhecimento da realidade de
seus, pois no momento que tive conhecimento da realidade dos meus alunos foi
mais fácil para fazer os meus planos de aula, por exemplo, na sala de aula tem
3 crianças que a mãe abandonou, então evitei de relacionar a mãe como a base de
uma família. Acredita-se que o professor tem que saber reconhecer quando não
está dando certo ou não seus métodos de ensino e mudar sempre que necessário,
respeitando sempre a bagagem de conhecimento trazido de casa ao meio do qual
vive pois segundo Freire 2002“ Ensinar exige respeito para aos saberes dos educando”.
O
bom professor é aquele que busca, procura, indaga e não fica esperando vai
atrás de mais informações e principalmente pesquisa tudo que não é do seu
conhecimento para depois trazer para o grupo.
O
professor tem uma responsabilidade gigante, pois estar no comando de uma turma
com tantas diversidades e realidades diferentes não é fácil, pois o professor
deve proporcionar um ambiente bom e agradável para que aja a troca de
conhecimento aluno x professor, acredita-se que no momento que o professor
proporciona aulas de acordo com sua realidade, aulas com brincadeiras e
dinâmica a aula torna-se mais agradável e prazerosa.
5)
Como foi relacionado o P.P.P e a matriz
curricular nos planejamentos.
6)
Foi dado uma sequência na matriz curricular
respeitando sempre o P.P.P, pois nos meus planejamentos foram feitos muitos
reajustes, mas sem sair fora do que foi combinado e planejado com a professora
titular.
7)
Aprendizagem dos alunos
Durante
o estágio de docência me surpreendi pois,
todos os alunos estavam na mesma sintonia a respeito do conteúdo que estava sendo executado,
fiz uso de atividades diferentes com os alunos que estavam com dificuldades de
copiar do quadro ou com dificuldade de fazer contas de matemática, por exemplo,
onde fiz uso de jogos e de uso
de tampinhas de garrafa como
auxilio, e com os
outros alunos segui com o mesmo método dificultando as atividades sempre que
necessário, com o objetivo de instigar o aluno a pensar e raciocinar,
proporcionando momentos de construção.
8)
Organização e coordenação interferem na
aprendizagem dos alunos.
Pude
perceber e compreender que uma aula planejada dá mais certo do que uma que não planejamos,
acredita-se que coordenação e organização interferem no aprendizado dos alunos,
pois teve momentos no estágio que tive que mudar o que estava planejado, por
motivo de estar chovendo e não foram todos os alunos, pois senti que a aula
daquele dia não rendeu, porque tive que adaptar a aula para aquele momento.
O
professor deve manter também a sala de aula o meio dos quais as crianças fazem parte, um ambiente
alegre, colorido, fazer bastante uso de cartaz, números, letras, desenho, e o
mais importante, sempre fazer em conjunto os cartazes para que as crianças
percebem que elas fazem parte do material que está exposto na sala, pois assim
dessa maneira eles estarão aprendendo também.
9)
Recursos e possibilidades
Foi
de grande valia os recursos existente na escola, quando falo em recursos estou
me referindo em projetos que a escola possui, por exemplo mais educação,
proporciona momentos de aprendizagem para as crianças, como dança, informática,
esporte, também tem um outro projeto que é de uma outra escola, alunos que
estão fazendo o politécnico que fazem recreação com as crianças, e no momento
que eu fiz os meus planejamentos fiz tudo de acordo com essas atividades, pois
cada dia tem uma atividade diferente com grupos de pessoas diferentes, foi de
extrema importância esses recursos para a aprendizagem e desenvolvimento dos
alunos.
Conclusão
Enfim,
no meu estágio de docência II, me realizei
como estudante, pois agora tenho cada vez mais certeza do que quero, e a
importância e responsabilidade que um professor tem diante de uma turma e até mesmo
da escola.
Estou
muito feliz porque o meu estágio foi muito tranquilo, estou realizada, pois
consegui por em prática tudo que desejei fazer e melhor ainda tive retorno das
crianças.
Só
tenho que agradecer, à escola, os professores e funcionários pela atenção e
carinho que sempre tiveram comigo, me sentia como se fizesse parte da escola,
fui tratada muito bem, tive auxilio toda vez que necessitei, tive um bom
convívio com todos os sujeitos que fazem parte da escola e com os alunos
também.
As
dificuldades que enfrentei e superei e consegui lidar com tantos problemas, tudo
dentro da normalidade, por exemplo na sala tem 3 crianças com problemas que a
mãe abandonou, e isso refletia muito na sala de aula, eram crianças agitadas e
acabava afetando toda a turma, e um outro problema foi de saúde, tive uma crise
de amidalite e durante uma semana senti muita dor, mas nunca deixai de ir no
estágio e dar a aula como tinha que ser, pois como já se sabe em uma sala de aula
existem muitas diversidades de realidade, onde cabe ao professor se moldar a
situação para resolver.
Hoje
compreendo melhor e sei de como não é fácil o professor lidar com tantas
crianças ao mesmo tempo, cada um com uma necessidade, onde precisam de atenção
e carinho quase o tempo todo, e o professor deve estar sempre atento e observar
as reações das crianças para poder sanar essas necessidades no tempo certo.
Como
já dito em outras reflexões as mudanças feitas nos meus planos foram
necessárias, pois acredito que enriqueceu minhas aulas e ajudou no aprendizado
das crianças.
Comecei
meu estágio com 9 crianças e terminei com 14, isso me atrapalhou um pouquinho,
pois cada criança nova que chegava tinha
que inserir nos meus planejamentos, mesmo não conhecendo seu entorno.
Mas consegui fazer um belo trabalho, fiz bastante atividades que envolvesse
todo o grupo, fiz dinâmicas, e todo o grupo participava.
Sei
que às vezes as coisas
não saem como a gente planejou, claro que no meu estágio teve dias que as atividades
que planejei não saiu como queria, por exemplo teve dias que choveu muito e não
foram todas as crianças, mas dias como esse eu sempre tive atividades extra,
fiz bastante uso de atividades que não estava no meu planejamento, gosto muito
desse método, pois acredito que isso enriquece o aprendizado das crianças usar
sempre atividades diferentes, dinâmicas, músicas e brincadeiras.
Enfim
como já dito, estou muito feliz, estou realizada com o meu desempenho, estou
feliz por ter acrescentado na vida de tantas crianças e levarei comigo cada
rostinho, cada atividade, cada música, cada desenho e cada sonho, só tenho que
agradecer aos 14 anjos e a professora titular a Aline, por terem feito parte da
minha vida e por terem acrescentados nos meus conhecimentos como estudantes.
Referencia bibliográfica:
FREIRE. Paulo; Pedagogia da autonomia: saberes
necessários a prática educativa /. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 165 p.
(Coleção Leitura) ISBN: 8521902433.
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